Educação como Direito Humano: os sujeitos em contextos de privação de liberdade

Autores/as

  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaciara de Sá Carvalho PPGE/UNESA

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210027

Resumen

Com o intuito de reafirmar o direito à educação em contextos de privação de liberdade, este dossiê contém artigos que contribuem para a visibilização dos sujeitos que tiveram suas liberdades restringidas. Autores e autoras de diferentes estados brasileiros - Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal - desenvolvem reflexões a partir de pesquisas realizadas com adolescentes autores de ato infracional, com mulheres e homens privados de liberdade, assim como com docentes que atuam na socioeducação ou no sistema prisional.

Biografía del autor/a

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PNPD/CAPES, 2018). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na área de Educação de Jovens e Adultos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGE-FaE-UEMG (2013-2018) . Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEMG (2014-2015). Coordenadora do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq), desde 2017. Coordenadora do projeto de pesquisa "A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil" (financiamento do CNPq), que está articulado com o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura: formação de educadores de jovens e adultos. Pesquisadora da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Polí­ticas de Restrição e Privação de Liberdade.

Jaciara de Sá Carvalho, PPGE/UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (ní­vel técnico). É editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (A2). Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec), integra os grupos de pesquisas TIC nos Processos Educacionais (TICPE/UNESA) e Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). É avaliadora Ad-hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e participa do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), em ní­vel nacional e regional Sudeste. Colabora com o Instituto Paulo Freire, onde coordenou o setor de Educação a Distância e a constituição de redes on-line (2009-2012). Trabalhou no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) entre 2004 e 2008. Foi professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veí­culos da grande imprensa (Folha de S. Paulo e rádios). Suas pesquisas, inicialmente voltadas para educação, comunicação e formação a distância, desde 2015 foram ampliadas para relações entre educação e tecnologias sob abordagens crí­ticas, entre elas, a desenvolvida por Paulo Freire.

Publicado

2021-03-11

Cómo citar

Godinho, A. C. F., & Carvalho, J. de S. (2021). Educação como Direito Humano: os sujeitos em contextos de privação de liberdade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 01–05. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210027

Número

Sección

Editorial