ẸÌ€ká»ÂÌ láti á¹£ayé: Educação e resistência nos candomblés

Autores/as

  • Wanderson Flor do Nascimento Universidade de Brasí­lia
  • Denise Botelho Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumen

Este texto aborda desde uma perspectiva educacional, epistemológica e polí­tica os terreiros de candomblé, para pensá-los como espaços que, para além de sua dimensão religiosa, também se mostram como espaços de construção de resistências a múltiplos processos opressivos constituí­dos na Modernidade. Reflete sobre as maneiras pelas quais a dimensão, que no trabalho será chamada de entremundos, favorece encontros com elementos diversos, por vezes conflituosos, buscando não a anulação das partes envolvidas nas tensões, mas fortalecer a comunidade, promovendo modos diversos de aprendizagens e gestão do poder. Elementos como o racismo, o sexismo e outros vetores de desigualdade são enfrentados nos terreiros, fazendo com que seus membros sejam capacitados para lidar de modo coexistente com as diferenças, sem gerar hierarquias opressivas. Convoca, ainda, a pensar os terreiros como espaços nos quais o fortalecimento das identidades tensionadas pelos lastros do colonialismo possam se fortalecer, oferecendo perspectivas de resistência à chamada crise. Palavras-chave: Candomblés. Terreiros. Educação. Resistência.

Biografía del autor/a

Wanderson Flor do Nascimento, Universidade de Brasí­lia

Professor de Filosofia e Bioética da Universidade de Brasí­lia. Colí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades "Audre Lorde" (Geperges Audre Lorde - UFRPE/UnB/CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3250-3476

Denise Botelho, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI-UFRPE/FUNDAJ). Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades "Audre Lorde" (Geperges Audre Lorde - UFRPE/UnB/CNPq). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4629-2224

Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Flor do Nascimento, W., & Botelho, D. (2020). ẸÌ€ká»ÂÌ láti á¹£ayé: Educação e resistência nos candomblés. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(48), 408–425. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7157

Número

Sección

Seção temática