Origem social e trajetórias escolares e acadêmicas de professores do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210115Resumen
Este trabalho faz parte do primeiro esforço em construir dados a respeito dos perfis sociais, escolares e acadêmicos dos professores que atuam no ensino superior e tem como objetivo caracterizar as origens sociais e trajetórias escolares e acadêmicas de professores deste grau de ensino de duas instituições federais: a Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso, e a Universidade Federal do Jataí, em Goiás. Para tanto, privilegiou-se a aplicação de questionários online para os docentes. Os resultados indicam que os progenitores não tinham altos graus de escolarização, muitas vezes não obtendo o diploma de graduação; que os professores têm uma trajetória escolar e acadêmica marcada pela frequência em instituições públicas de ensino; e, ainda, que o ingresso na carreira docente aconteceu em cenário recente, notadamente na última década - tais elementos são reveladores, sincronicamente, das particularidades das trajetórias desses sujeitos e das condições objetivas do ensino superior brasileiro na atualidade.Descargas
Publicado
2021-04-09
Cómo citar
Lopes, R. de M., & Silva, C. F. da. (2021). Origem social e trajetórias escolares e acadêmicas de professores do ensino superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 233–249. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210115
Número
Sección
Artigos