A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação
Resumen
Esse artigo tem como proposta refletir sobre o contexto de presença da imagem na sociedade capitalista atual. Para essa reflexão fazemos um diálogo com foco na imagem técnica, na conexão constante e na aceleração cotidiana. As inundações visuais, os clichês e os espetáculos gerados pela profusão de imagens nos mostram que essa sociedade capitalista - cada vez mais uma sociedade do espetáculo - como discute Guy Debord, produz nesse tempo acelerado certos modos de ver. Em diálogo com autores como Jonathan Crary, Byung-Chul Han, Paula Sibilia entre outros nos propomos ao desafio de um debate que pense acerca dos imperativos desse nosso tempo em relação às possibilidades de ver e nossa cultura visual pensando sobre as possíveis relações com a educação. Palavras-chave: Aceleração do tempo. Cultura visual. Imagens técnicas. Sociedade do espetáculo. Abstract This paper aims to reflect on the presence of the image in today's capitalist society, based on a dialogue focused on the technical image, constant connection and daily life acceleration. The visual floods, the clichés and the spectacles generated by the profusion of images show us that this capitalist society - increasingly a society of the spectacle, as Guy Debord discusses -, produces certain ways of seeing in these accelerated times. Basing our studies on the work of authors such as Jonathan Crary, Byung-Chul Han, Paula Sibilia, among others, we propose a challenging debate on the imperatives of our time, regarding the possibilities of seeing, of our visual culture, and their connections to education. Keywords: Technical images. Society of the spectacle. Visual culture. Time acceleration.Descargas
Publicado
2019-02-25
Cómo citar
Fernandes, A. H. (2019). A telas e suas imagens técnicas em aceleração na sociedade: questões para a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(43), 57–71. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5882
Número
Sección
Artigos