Análise do macrocampo Esporte e Lazer em um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral
Resumen
O artigo analisa a presença do macrocampo Esporte e Lazer no âmbito de um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral realizado por uma instituição escolar da rede estadual de Minas Gerais, situada no município de Lavras/MG. Trata-se de uma pesquisa sob o pressuposto qualitativo, de natureza exploratória, cujo ponto alto é a imersão na unidade escolar (pública) investigada. Foram utilizados dois instrumentos metodológicos, além da revisão de literatura: i) a observação in lócus e ii) questionário semiestruturado para a realização de entrevistas. Em linhas gerais, pode-se inferir que as restrições infraestruturais, somadas à escassez de recursos para o desenvolvimento das atividades educacionais, bem como à relação conflituosa com as ações pedagógicas propostas, embora possam ser mitigadas em virtude da qualidade formativa e do protagonismo docente por aqueles que ministram as oficinas, ainda assim, conduzem ao comprometimento da qualidade e a restrições ao direito de acesso ao esporte e ao lazer, enquanto conteúdos (macrocampo) contidos nas diretrizes de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Palavras-chaves: Educação Integral e(m) Tempo Integral. Esporte e Lazer. Escola pública.Descargas
Publicado
2019-12-13
Cómo citar
Carneiro, K. T., Silva, B. A. R. da, Reis, F. P. dos, & Guilarducci, R. H. M. (2019). Análise do macrocampo Esporte e Lazer em um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 79–97. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4888
Número
Sección
Artigos