Análise do macrocampo Esporte e Lazer em um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral
Abstract
O artigo analisa a presença do macrocampo Esporte e Lazer no âmbito de um programa de Educação Integral e(m) Tempo Integral realizado por uma instituição escolar da rede estadual de Minas Gerais, situada no município de Lavras/MG. Trata-se de uma pesquisa sob o pressuposto qualitativo, de natureza exploratória, cujo ponto alto é a imersão na unidade escolar (pública) investigada. Foram utilizados dois instrumentos metodológicos, além da revisão de literatura: i) a observação in lócus e ii) questionário semiestruturado para a realização de entrevistas. Em linhas gerais, pode-se inferir que as restrições infraestruturais, somadas à escassez de recursos para o desenvolvimento das atividades educacionais, bem como à relação conflituosa com as ações pedagógicas propostas, embora possam ser mitigadas em virtude da qualidade formativa e do protagonismo docente por aqueles que ministram as oficinas, ainda assim, conduzem ao comprometimento da qualidade e a restrições ao direito de acesso ao esporte e ao lazer, enquanto conteúdos (macrocampo) contidos nas diretrizes de Educação Integral e(m) Tempo Integral. Palavras-chaves: Educação Integral e(m) Tempo Integral. Esporte e Lazer. Escola pública.Downloads
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