Trajetória do Cefapro e Qualidade: Do Contexto de Influência ao Contexto da Prática

Autores/as

  • Laélia Portela Moreira Estácio
  • Elba Vicentina de Moraes PPGE/UNESA

Resumen

Este artigo apresenta uma análise da polí­tica de formação de professores desenvolvida no Estado de Mato Grosso, por meio dos Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROS), no contexto das principais polí­ticas de formação de professores instituí­das no Brasil e no Estado de Mato Grosso após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 (LDBEN). A abordagem do Ciclo de polí­ticas agregada aos estudos sobre polí­ticas públicas, polí­ticas educacionais e qualidade da educação realizados por Shiroma, Moraes e Evangelista, Cavalcanti, Dourado, Gentili, Gatti, e Oliveira e Araújo, respectivamente, dentre outros autores, ofereceram suporte teórico e metodológico à pesquisa da qual este trabalho é derivado. Os resultados mostraram que, nos contextos analisados (de influência, da produção do texto e da prática), apesar da presença de um tí­mido movimento em relação ao que se considera qualidade social da educação a concepção de qualidade mais presente restringe-se a critérios identificados com os instrumentos de regulação e controle. O texto está dividido em duas partes principais: A primeira apresenta o debate atual acerca do direito à educação de qualidade, e discute suas diferentes acepções. Em seguida, aborda-se a polí­tica de formação de professores realizada no estado de Mato Grosso por meio dos CEFAPROS, com foco no contexto em que estes Centros emergiram, bem como em sua trajetória, relacionando-os com os critérios de qualidade. Palavras-chave: Polí­tica educacional. Qualidade da Educação. Formação de professores CEFAPRO..

Biografía del autor/a

Laélia Portela Moreira, Estácio

Doutora em Educação. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá

Elba Vicentina de Moraes, PPGE/UNESA

Mestre em Educação; Doutoranda em Educação PPGE/Unesa

Publicado

2018-02-22

Cómo citar

Moreira, L. P., & de Moraes, E. V. (2018). Trajetória do Cefapro e Qualidade: Do Contexto de Influência ao Contexto da Prática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 32–52. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3894

Número

Sección

Artigos