Trajetória do Cefapro e Qualidade: Do Contexto de Influência ao Contexto da Prática
Abstract
Este artigo apresenta uma análise da política de formação de professores desenvolvida no Estado de Mato Grosso, por meio dos Centros de Formação e Atualização de Professores (CEFAPROS), no contexto das principais políticas de formação de professores instituídas no Brasil e no Estado de Mato Grosso após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei 9.394/96 (LDBEN). A abordagem do Ciclo de políticas agregada aos estudos sobre políticas públicas, políticas educacionais e qualidade da educação realizados por Shiroma, Moraes e Evangelista, Cavalcanti, Dourado, Gentili, Gatti, e Oliveira e Araújo, respectivamente, dentre outros autores, ofereceram suporte teórico e metodológico à pesquisa da qual este trabalho é derivado. Os resultados mostraram que, nos contextos analisados (de influência, da produção do texto e da prática), apesar da presença de um tímido movimento em relação ao que se considera qualidade social da educação a concepção de qualidade mais presente restringe-se a critérios identificados com os instrumentos de regulação e controle. O texto está dividido em duas partes principais: A primeira apresenta o debate atual acerca do direito à educação de qualidade, e discute suas diferentes acepções. Em seguida, aborda-se a política de formação de professores realizada no estado de Mato Grosso por meio dos CEFAPROS, com foco no contexto em que estes Centros emergiram, bem como em sua trajetória, relacionando-os com os critérios de qualidade. Palavras-chave: Política educacional. Qualidade da Educação. Formação de professores CEFAPRO..Published
2018-02-22
How to Cite
Moreira, L. P., & de Moraes, E. V. (2018). Trajetória do Cefapro e Qualidade: Do Contexto de Influência ao Contexto da Prática. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 32–52. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3894
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Artigos