Aproximações e divergências: diálogos possí­veis entre Vygotsky e Moscovici

Autores/as

  • Lila Maria Spadoni Lemes Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Centro Universitário de Anápolis
  • Beatriz Aparecida Zanatta Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás
  • Alexandra Karla Rodrigues de Andrade Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás

Resumen

O artigo busca um diálogo possí­vel entre aspectos da teoria de Vygotsky e de Moscovici, tendo como ponto de partida temas que interessam a educação escolar. Para isso, relaciona no contexto histórico, cada teoria e autor, tratando de três pontos especí­ficos em suas respectivas obras: a natureza do ser humano, a natureza do conhecimento e a relação do senso comum com a ciência. Espera-se que a investigação possibilite novos olhares aos pesquisadores, especialmente da área da educação.

Biografía del autor/a

Lila Maria Spadoni Lemes, Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, Centro Universitário de Anápolis

Doutora em Psicologia pela Universidade Paris 5 (França). Professora do Programa de PósGraduação em Educação da PUC\GO.Professora adjunto da PUC\Go e professora titular do centro Universitário de Anápolis.

Beatriz Aparecida Zanatta, Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação pela UNESP/Campus Marí­lia, SP. Professora efetiva da Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, onde atua em cursos de graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE\PUC\GO), na Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Integra o Núcleo de Formação Básica em Geografia e é pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) Teorias da Educação e Processos Pedagógicos.

Alexandra Karla Rodrigues de Andrade, Pontifí­cia Universidade Católica de Goiás

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás, Mestranda em educação no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE\PUC\GO), Professora da rede pública estadual de Goiás.

Publicado

2017-11-22

Cómo citar

Spadoni Lemes, L. M., Zanatta, B. A., & Rodrigues de Andrade, A. K. (2017). Aproximações e divergências: diálogos possí­veis entre Vygotsky e Moscovici. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 114–129. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3615

Número

Sección

Artigos