Implicações da categoria cultura na legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da educação fí­sica

Autores/as

  • Matheus Bernardo Silva Universidade Estadual de Campinas

Resumen

O presente estudo tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre a categoria cultura tomando como embasamento, teórico-metodológico, os fundamentos do materialismo histórico"dialético. O esforço de realizar essa reflexão se dá pelo intuito de contribuir com a legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Fí­sica escolar, tal como preconizada pela metodologia de ensino, especí­fica dessa área curricular, intitulada crí­tico"superadora. Trata-se de um artigo, teórico-bibliográfico, organizado, metodologicamente, da seguinte maneira: 1) na explicitação da concepção de cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Fí­sica escolar de acordo com a metodologia de ensino crí­tico"superadora; 2) na exposição da reflexão sobre a categoria cultura, por meio dos fundamentos do materialismo histórico-dialético, cuja ênfase se deu nas categorias objetivação-apropriação e humanização-alienação. Conclui-se que a cultura corporal, promulgada pela metodologia de ensino supracitada, é compreendida com base no materialismo histórico-dialético, porém carece, ainda, de um maior aprofundamento sob a égide desse aporte teórico-metodológico. Para tanto, com base na explicitação das categorias objetivação-apropriação e humanização-alienação é possí­vel compreender a cultura no bojo da atual sociedade, ou seja, da sociedade capitalista. Por conseguinte, torna-se capaz compreender, com maior rigor teórico, a cultura corporal, no que se refere a sua gênese e a sua estrutura (as relações essenciais para a sua constituição) e, destarte, com o trato pedagógico desse conhecimento no âmbito da Educação Fí­sica escolar. Palavras-chave: Cultura. Cultura Corporal. Educação Fí­sica Escolar. Epistemologia. Abstract The present study aims to deepen the reflection on the culture category on the basis of historical materialism dialectic. The effort to carry out this reflection takes place for the purpose of contributing to the legitimization of the body as an object of culture knowledge of school physical education, as advocated by the critical teaching methodology- superadora. This is an article, bibliographic-theoretical, organized as follows: 1) introduction the problems that occurs in an attempt to contribute to the epistemological legitimacy of body culture category like wire to your pedagogical practice, gone In addition to the propositions naturalists; 2) explanation of the concept of body as an object of culture knowledge of school physical education in accordance with the methodology of critical education"superadora; 3) reflection on the culture category, by means of categories objectification-appropriation and humanization-alienation; 4) presentation of the need for a new synthesis that can contribute to the confrontation and consolidation of a critical pedagogical intervention vis-í -vis the activities of body culture. It is concluded that the body culture is comprised based on historical materialism dialectic, but lacks a greater deepening under the aegis of this theoretical-methodological contribution. And based on understanding the relationship between objectification-appropriation and humanization-disposal is possible to understand the culture in the midst of the capitalist society. Therefore, becomes able to understand with greater theoretical rigor, body culture, regarding your Genesis and your structure and, thus, with the deal of this knowledge within the framework of pedagogic school physical education. Keywords: Body Culture. Culture. Epistemology. School Physical Education.

Biografía del autor/a

Matheus Bernardo Silva, Universidade Estadual de Campinas

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Educação Fí­sica pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC).

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Bernardo Silva, M. (2018). Implicações da categoria cultura na legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da educação fí­sica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(42), 300–329. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3318

Número

Sección

Artigos