Considerações sobre ensino de História e jogos eletrônicos: games e didática da História

Autores/as

  • Helyom Viana Telles UFBA

Resumen

Neste trabalho, trato de uma discussão trazida à tona durante o desenvolvimento de um projeto de pós-doutorado que procura compreender a experiência lúdica dos jogos eletrônicos pode atuar como um suporte para memória coletiva, além de atuar na produção e no compartilhamento de representações, de imagens e de um imaginário sobre o passado. Proponho comparar as abordagens sobre o papel dos jogos eletrônicos na aprendizagem da História. Trato, em particular de dois trabalhos publicados no ano de 2009, no Brasil, que trouxeram importantes contribuições para aproximar o estudo dos jogos eletrônicos do campo da didática da História. Ao evidenciar os elementos retóricos e literários existentes no discurso histórico, demonstro que os jogos eletrônicos podem ser relevantes para a didática da História.

Biografía del autor/a

Helyom Viana Telles, UFBA

Pós-Doutorado em Educação pela Uneb (2015). Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal da Bahia (1997), Bacharelado em História pela Universidade Federal da Bahia (2000), Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2004). É Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade do Estado da Bahia (2003), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2004) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2009). Foi Criador e Coordenador do NAHV - Núcleo de Antropologia da Imagem e História Visual (FTC) entre 2009 e 2013. É Pesquisador do Grupo Comunidades Virtuais (PPGEduC-UNEB e filiado í s seguintes organizações: American Anthropological Association, American Historical Association, Asociación Antropólogos Iberoamericanos En Red, Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH). Áreas de interesse: Memória e Teoria da História, Memória e Relações de Gênero, Antropologia Visual e Videogames, História da Teoria Antropológica, Simulações e Jogos Digitais, Teoria da Cultura e Processos de Ensino-Aprendizagem. Pesquisador filiado í s seguintes organizações: American Anthropological Association, American Historical Association, Asociación, International Network For Theory of History, Antropólogos Iberoamericanos En Red, Associação Nacional de Professores Universitários de História (ANPUH) e Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia (SBTHH).

Publicado

2016-10-19

Cómo citar

Telles, H. V. (2016). Considerações sobre ensino de História e jogos eletrônicos: games e didática da História. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 200–216. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1923

Número

Sección

Artigos