Educação em Tempos de Pandemia:

a experiência dos usos das ferramentas Google durante o ensino remoto emergencial no IFPA/Cametá

Autores/as

Palabras clave:

Educação. Ferramentas Google. Ensino Remoto.

Resumen

O objetivo deste estudo é descrever a perspectiva dos discentes do 3º ano do Ensino Médio Técnico, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará/Campus Cametá, em relação ao uso das ferramentas no aplicativo  do Google Workspace For Educations, voltadas para o uso no contexto educacional. Para a coleta de dados, foi usado um questionário virtual, elaborado no aplicativo Formulários Google, que gerou um link, disponibilizado no grupo online que os discentes fazem parte. Com propósito de fundamentar a pesquisa foram consultados autores, como Beherens (2000), Vygotsky (1989), entre outros. A pesquisa é qualitativa que permite mostrar os recursos que favorecem a educação, por possibilitar atividades colaborativa, interacionismo entre os agentes e o feedback, no intuito de propor melhorias. Para os discentes, o principal problema está relacionado com a conexão de internet, pois muitos não dispõem de boa conexão que é um fator necessário para o uso dos recursos.

Biografía del autor/a

Benilda Miranda Veloso Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)

Benilda Miranda Veloso Silva é Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

Jurivaldo Costa Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA)

Jurivaldo Costa Oliveira é Especialista em Informática e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPA).

Citas

ALMEIDA, André; NUNES, Lincoln Ferreira; SILVA, Vanessa Thomazini. Educação em tempos de isolamento social: o ensino via Google Meet e Google Forms. Pesquisa e Ensino, Barreiras, v. 2, p. 1-29, 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.37853/202127. Disponível em: https://revistas.ufob.edu.br/index.php/pqe/article/download/715/1049. Acesso em: 13 maio 2021.

BEHERENS, Marilda Aparecida. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Papirus Campinas, 2000. p. 67-132.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Presidência da República [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 21 jul. 2023.

FEITOSA, Murilo Carvalho; MOURA, Patrícia de Souza; RAMOS, Maria do Socorro Ferreira; LAVOR, Otávio Paulino. O que discentes e docentes pensam a respeito do ensino remoto? 2020. Disponível em: https://tecedu.pro.br/wp-content/uploads/2020/12/Art7-Ano-12-vol33-Dezembro-2020.pdf. Acesso em: 15 mar. 2021.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo; BRANCHI, Bruna Angela; SUGAHARA, Cibele Roberta. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no ensino superior em tempo da pandemia covid-19. 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v12.n1sup.3464. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/3464/2700. Acesso em: 20 maio 2021.

GUIMARÃES, Orquídea Maria e Souza. A prática docente: uma experiência tecida no contexto de distanciamento social. 2020. DOI: https://doi.org/10.51359/2675-7354.2020.247534. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios/article/view/247534/3733. Acesso em: 16 fev. 2021.

HACKENHAAR, Andréa de Souza; GRANDI, Deise. Breves reflexões acerca da educação local durante a pandemia. In: PALÚ, Janete; SCHÜTZ, Jenerton Arlan; MAYER, Leandro. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. p.55-68.

HEIDEMANN, Leonardo Albuquerque; OLIVEIRA, Ângelo Mozart Medeiros de; VEIT, Eliane Angela. Ferramentas online no ensino de Ciências: uma proposta com o Google Docs. 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/116446?locale-attribute=es. Acesso em: 16 fev. 2021.

HORN, Michel B.; STAKER, Hearther. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

LÉVY, Pierre. A máquina universo: criação, cognição e cultura informática. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

MACHADO, Ana Claudia Teixeira. A Ferramenta Google Docs: construção do conhecimento através da interação e colaboração. 2009. Disponível em: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/73. Acesso em: 10 jan. 2021.

PALLOF, Rena M.; PRATT, Keith. Construindo comunidades de aprendizagem no ciberespaço: estratégias eficientes para salas de aula on-line. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PASSARELLI, Brasilina; JUNQUEIRA, Antonio Helio; ANGELUCI, Alan César Belo. Os nativos digitais no Brasil e seus comportamentos diante das telas. Revista Matrizes, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 159-178, jan./jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p159-178. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1430/143031143010.pdf. Acesso em: 10 jan. 2021.

SANTOS JUNIOR, Veríssimo Barros; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-15, jan./dez. 2020.

SCHIEHL, Edson Pedro; GASPARINI, Isabela. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, p. 1-10, dez. 2016. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/renote/article/download/70684/40120. Acesso em: 10 mar 2021.

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; GRANVILLE, Lisandro Zambenedetti; FABRE, Marie-Christine Julie Mascarenhas; TAMUSIUNAS, Fabrício Raupp. Videoconferência. Rede Nacional de Pesquisa (RNP). UFRGS. 2003. Disponível em: http://penta3.ufrgs.br/RNP/videoconferencia.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

VALENTE, José Armando; FREIRE, Fernanda Maria Pereira; ARANTES, Flávia Linhalis. Tecnologia e educação: passado, presente e o que estar por vir. São Paulo: NIED/UNICAMP, 2018.

VYGOTSKY, Lev. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Publicado

2025-06-14

Cómo citar

Veloso Silva, B. M., & Costa Oliveira, J. (2025). Educação em Tempos de Pandemia: : a experiência dos usos das ferramentas Google durante o ensino remoto emergencial no IFPA/Cametá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11359

Número

Sección

Artigos (fluxo contínuo)