Cultura de Paz: representaciones sociales de docentes de la EJA sobre la escuela en contextos de violencia

Autores/as

Palabras clave:

Representaciones Sociales. Cultura de Paz. Violencia. Maestros. Contexto

Resumen

Se analizaron las representaciones sociales de docentes de Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) sobre las escuelas en ‘contextos de violencia’ en São Gonçalo (RJ), Brasil. Utilizando la Teoría de las Representaciones Sociales de S. Moscovici y la Investigación para la Paz de J. Galtung, la investigación se realizó en el segundo semestre de 2022 con la participación de 21 docentes. Se utilizaron entrevistas narrativas biográficas para producir los datos y el Análisis Temático de S. Jovchelovitch y M. Bauer para analizarlos. El análisis reveló tres temas centrales - “Mi pasado, mi violencia”, “De la constitución de una armadura al sufrimiento ético-político” y “Estrategias” - que posiblemente componen las representaciones sociales de los docentes sobre la escuela en un ‘contexto de violencia’. Estos hallazgos brindan puntos para comprender los desafíos que enfrentan los docentes y para el desarrollo de estrategias de intervención y promoción de una Educación para la Paz y una Cultura de Paz, considerando los elementos psicosociales que forman parte del contexto escolar.

Biografía del autor/a

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA). Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Formação de Professores; Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz. Contato: andrefelipecostasantos@gmail.com ORCID: 0000-0002-6139-5603.

Debora Pereira Silva Fonseca, https://orcid.org/0009-0000-2168-6492

Há 36 anos atuando na área da Educação, atualmente exercendo o cargo de diretora pedagógica em uma instituição Batista de ensino e professora concursada da Prefeitura de São Gonçalo. Graduada em Comunicação Social e Pedagogia e Pós-Graduada em Administração e Supervisão Escolar, Orientação Pedagógica e Orientação Educacional e Educação Especial e Inclusiva. Mestranda em Educação-UNESA.

Karina Alves Biasoli, Serviço Social da Indústria - SESISP

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, pela PUC-SP. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário FIEO (1997), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela UNIFIEO (2002), graduação em Pedagogia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e mestrado em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atuou como assistente de pesquisa na Fundação Carlos Chagas (FCC) no âmbito do CIERS-ed. Pós-doutorado em Educação pela UNICID. Atualmente, é Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental II, no Serviço Social da Indústria (SESISP). Experiência como professora na Educação Básica e no Ensino Superior (Curso de Pedagogia); Coordenação Pedagógica e Formação de Professores.

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Costa Santos, A. F., Pereira Silva Fonseca, D., & Alves Biasoli, K. (2023). Cultura de Paz: representaciones sociales de docentes de la EJA sobre la escuela en contextos de violencia. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11150. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11150

Número

Sección

Teoria das Representações Sociais no Brasil