Contingências de sentidos para a formação docente em veredas (auto)biográficas
Palabras clave:
(Auto)Biografia, Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Histórias de VidaResumen
Este artigo visa produzir sentidos a partir das histórias de vida, intencionando criar pistas para possíveis caminhos formacionais. A disposição, portanto, é suscitar provocações para as potencialidades que o resgate ressignificado das memórias e as suas reflexões críticas/criativas produzem na renovação da própria prática docente com os cotidianos. Pata tal fim, fundamenta-se em princípios teórico-metodológicos da abordagem (auto)biográfica e vale-se de um campo empírico composto por quatro professores dos anos iniciais. A partir de entrevistas narrativas e de análises compreensivas-interpretativas, elucida a construção de quatro contingências entre o método biográfico e a formação: a cicatriz epistemológica, a criatividade, a empatia e a abordagem holística. Infere-se ainda que o trabalho (auto)biográfico não se encerra em si mesmo, uma vez que a potencialidade das suas revelações expressa apenas (não por ser insuficiente) os sentidos personalizados de cada sujeito.
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