Contingências de sentidos para a formação docente em veredas (auto)biográficas

Authors

  • Rogério Gusmão UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Denise Aparecida Brito Barreto UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Keywords:

(Auto)Biografia, Formação de Professores, Pesquisa-Formação, Histórias de Vida

Abstract

 

Este artigo visa produzir sentidos a partir das histórias de vida, intencionando criar pistas para possí­veis caminhos formacionais. A disposição, portanto, é suscitar provocações para as potencialidades que o resgate ressignificado das memórias e as suas reflexões crí­ticas/criativas produzem na renovação da própria prática docente com os cotidianos. Pata tal fim, fundamenta-se em princí­pios teórico-metodológicos da abordagem (auto)biográfica e vale-se de um campo empí­rico composto por quatro professores dos anos iniciais. A partir de entrevistas narrativas e de análises compreensivas-interpretativas, elucida a construção de quatro contingências entre o método biográfico e a formação: a cicatriz epistemológica, a criatividade, a empatia e a abordagem holí­stica. Infere-se ainda que o trabalho (auto)biográfico não se encerra em si mesmo, uma vez que a potencialidade das suas revelações expressa apenas (não por ser insuficiente) os sentidos personalizados de cada sujeito.

Author Biographies

Rogério Gusmão, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Participa dos Grupos de Pesquisa: GELFORPE/CNPq/UESB (Grupo de estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas), GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação) e MESCLAS/CNPq/UFRB (Memória, Espaço e Cultura).

Denise Aparecida Brito Barreto, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora plena do Departamento de Estudos Linguí­sticos e Literários - DELL e do Programa de Pós-graduação em Educação/PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB (Vitória da Conquista/BA/Brasil). Coordenadora do Grupo de Estudos em Linguagem, Formação de Professores e Práticas Educativas - GELFORPE/CNPq/UESB.

Claudia Vivien Carvalho de Oliveira Soares, UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Coordenadora do Grupo de Pesquisa GPLITE/CNPq/UESB (Linguagens, Tecnologias e Educação).

References

BARBIER, René. A escuta sensível na abordagem transversal. Tradução de Maria Amalia Ramos. In: Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: UFScar, 1998.

COULON, Alain. Etnometodologia e educação. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. Petrópolis: Vozes, 1995.

DELORY-MOMBERGER, Christine. Abordagem metodológica na pesquisa biográfica. Revista Brasileira de Educação, v. 17, n. 51, p. 523-740, set./dez. 2012.

DOMINICÉ, Pierre. O processo de formação e alguns dos seus componentes relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.

DOMINICÉ, Pierre. A formação de adultos confrontada pelo imperativo biográfico. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, maio/ago. 2006. p. 345-357.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1995.

FERRAÇO, Carlos Eduardo. Pesquisa com o cotidiano. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 98, p. 73-95, jan./abr. 2007.

GALLO, Silvio. Currículo: entre disciplinaridades, interdisciplinaridades... e outras ideias. In: BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância. Currículo: conhecimento e cultura. ANO XIX, n. 1, Abr. 2009. p. 15–26.

HUBERMAN, Michael. O ciclo de Vida Profissional dos Professores. In: NÓVOA, António (org). Vida de Professores. Porto, Portugal. 2ª ed. 1995.

JOSSO, Marie-Christine. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 59-80.

LARROSA, Jorge Bondia. Notas sobre a experiência e o saber de Experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 19, jan./fev./mar./abr., p. 20-28, 2002.

LIBÂNEO, José Carlos. Reflexividade e formação de professores: outra oscilação do pensamento pedagógico brasileiro? In: PIMENTA, G. S.; GHEDIN, E. (Org.) Professor Reflexivo no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. p. 53-80.

MACEDO, Roberto Sidnei. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2nd ed. Salvador: EDUFBA, 2004. Edição do Kindle.

MACEDO, Roberto Sidnei. Pesquisa-Formação/ Formação-Pesquisa criação de saberes e heurística formacional. 1. Ed. Campinas: Pontes Editora, 2021.

MUYLAERT, C. J.; SARUBBI JR, V.; GALLO, P. R., ROLIM NETO, M. L., REIS, A. O. A.. Entrevistas narrativas: um importante recurso em pesquisa qualitativa. Ver. Esc. Enferm. USP; 48 (n. spe. 2), 193-199, 2014.

NARANJO, Claudio. Educando a pessoa como um todo para um mundo como um todo. In: BRANDÃO, D.M S. e CREMA, R. Visão holística em psicologia e educação. São Paulo: Summus, 1991. p. 111-122.

NÓVOA, Antonio. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 25, n.1, p. 11- 20, jan/jun, 1999.

NÓVOA, Antonio. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto PROSALUS. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 155-188.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: Os Professores e a sua Formação (org.). Lisboa: Nova Enciclopédia, Publicações Dom Quixote, 1992. p. 13-33.

ORNELLAS, Adriana Silva; ALENCAR, Patrícia Vargas. A relação entre a empatia e a prática da leitura literária e sua influência para o bibliotecário de referência. In: Anais [...] XVI Encontro Nacional De Pesquisa Em Ciência Da Informação, 16, João Pessoa: ENANCIB, 2015. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/viewFile/2892/1059. Acesso em: 30 jul. 2022.

PELLANDA, Nize Maria Campos. Complexidade e invenção de si: rumo a uma integração cósmica. In: SOARES, E. M. S.; RECH, J. (Org.). Educação e espiritualidade: tessituras para construção de uma cultura de paz. Caxias do Sul: Educs, 2016.

PIMENTA, Selma Garrido. A formação de professores: saberes da docência e identidade. Nuances, Presidente Prudente, v. 3, p. 5-14, 1997.

PINEAU, Gaston. A autoformação no decurso da vida: entre a hetero e a ecoformação. In: NÓVOA, Antonio.; FINGER, Matthias (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 65-77.

ROBINSON, Kevin. Somos todos criativos. Os desafios para desenvolver uma das principais habilidades do futuro. 1 ed. São Paulo: Benvirá, 2019.

SOUZA. Elizeu Clementino de. Pesquisa narrativa e escrita (auto) biográfica: interfaces metodológicas e formativas. In: SOUZA. Elizeu Clementino de; ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS: EDUNEB, 2006b. p. 135-147.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido. Educação, Santa Maria, v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALQUARESMA, Andreia; COIMBRA, Joaquim Luís. Criatividade e Educação: A Educação Artística como caminho do futuro? Educação, Sociedade e Cultura, p. 131-146, 2013.

VICENZI, Eduardo. Assistência por Meio da Afetividade. Revista Conscientia, v. 9, p. 23-37, jan./mar., 2005. Disponível em http://www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/58/61 Acessado em: 30 jul. 2022.

Published

2023-12-05

How to Cite

Gusmão, R., Barreto, D. A. B., & Soares, C. V. C. de O. (2023). Contingências de sentidos para a formação docente em veredas (auto)biográficas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11017. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11017

Issue

Section

Coletivos docentes, redes de formação e redes curriculares na América Latina.