O Portfólio e a formação docente: o que compreendem discentes em licenciatura em Química?
Palabras clave:
Docência, Ensino de Química. , Educação em Ciências., Processo Formativo., Avaliação.Resumen
Este estudo visa identificar e compreender as concepções de discentes na licenciatura em Química acerca da produção do Portfólio. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se do instrumento formulário online, com objetivo de reunir as concepções dos/as mesmos/as acerca do Portfólio. As respostas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo, indo ao encontro das seguintes categorias: O Portfólio como cultivo de experimentação, liberdade e criação; O Portfólio como promotor de autoformação; O Portfólio como instrumento de qualificação de leitura, escrita e pensamento científico; e o Portfólio como instrumento avaliativo. Aponta-se à potência do Portfólio para habitar o espaço universitário sob a ótica de conduzir sentidos múltiplos às palavras, aos gestos, às emoções, às aprendizagens possíveis, assumindo a ampliação das possibilidades de entrelaçar experiências coletivas das disciplinas, do curso, juntamente com a subjetividade dos/as discentes.Citas
ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Correa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08575, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8575. Acesso em: 11 nov. 2022.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BELTRÃO, Ierecê Rego. Corpos dóceis, mentes vazias, corações frios: Didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Editora Imaginário, 2000.
BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 17 out. 2022.
CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. As noções de erro e fracasso no contexto escolar: algumas considerações preliminares. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997, p. 11- 24.
COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
COCCIA, Emanuele. Metamorfoses. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.
CORRÊA, Guilherme Carlos. O que é a escola?. In: OLY PEY, Maria. (org.). Esboço para uma história da escola no Brasil. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000, p. 51-84.
DAVID, Susan. Agilidade emocional: abra sua mente, aceite as mudanças e prospere no trabalho e na vida. São Paulo: Cultrix, 2018.
DALMASO, Alice Copetti; RIGUE, Fernanda Monteiro. Emaranhados educacionais: a continuidade do viver e uma educação da atenção. Research, Society and Development, v. 10, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21831. Acesso em: 11 nov. 2022.
DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Narrativas Escolares de Professoras de um lugar Colonizado e Reformista. Revista Argentina de Investigación Narrativa, v. 1, p. 54-72, jul./dez., 2021. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rain/article/view/5314. Acesso em: 11 nov. 2022.
FORSTER, Gabrielle da Silva; SILVA, Vera Lúcia Lenz Vianna da. Devir-ele: o neutro na literatura. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43761. Acesso em: 29 nov. 2022.
GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, p. 132-158.
GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005.
HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. São Paulo: Record, 2001.
HEMPKMEYER, Sheila. Corpos variantes: abecedários, errâncias e travessuras. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20, abril, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpos-variantes/. Acesso em: 11 nov. 2022.
JOSSO, Marie-Christine. O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação e Realidade. Porto Alegre, RS, v. 37, n. 1, jan./abr., p. 19-31, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/21805. Acesso em: 11 nov. 2022.
KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.
KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, jan./jun., p. 17-27, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2022.
MORAES, Alana; PARRA, Henrique Zoqui Martins. Zona de Contágio: uma ciência da coexistência para o tempo das catástrofes. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20, p. 1-25, abril, 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/zona-de-contagio/. Acesso em 11 nov. 2022.
NASCIMENTO, Anelise Monteiro do; BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 27-48, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146. Acesso em: 11 nov. 2022.
RIGUE, Fernanda Monteiro; OLIARI, Gilberto; STURZA, Raquel Brum; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha. Ação Pedagógica na Formação de Professores: Um olhar para o ‘entre’ das relações humanas. In: FELTRIN, Tascieli; RIGUE, Fernanda Monteiro; BATISTA, Natália Lampert. A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, p. 13-30.
RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti; RAMOS, Maria Rosângela Silveira. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, p. 151-167, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11759. Acesso em: 11 nov. 2022.
RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. A escolha pela docência e suas relações de forças: compreensões e multiplicidades no cerne de um grupo de estudos e pesquisas em educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5332. Acesso em: 11 nov. 2022.
RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral; DALMASO, Alice Copetti. Metaformoses em Emanuele Coccia: composições para habitar a educação e a formação docente. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1465–1496, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-64408. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64408. Acesso em: 5 jun. 2024.
RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral; DALMASO, Alice Copetti. Selection and analysis of textbooks for Chemistry Teaching: conceptions of future teachers in focus. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 6, p. 1–14, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n6a27. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4389. Acesso em: 5 jun. 2024.
SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, 2023. DOI: 10.1590/2175-6236124171vs01. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/124171. Acesso em: 23 nov. 2023.
SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.
SUÁREZ, Daniel Hugo. Presentación. In: PORTA, Luis. La expanción biográfica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2021.
TINOCO, Eliane de Fátima Vieira. Portfólios: mais um modismo na Educação? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 2, p. 457-467, nov., 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/246. Acesso em: 11 nov. 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.