O Portfólio e a formação docente: o que compreendem discentes em licenciatura em Quí­mica?

Autores/as

  • Fernanda Monteiro Rigue Universidade Federal de Uberlândia
  • Tiago Amaral Sales Universidade Federal de Uberlândia
  • Alice Copetti Dalmaso Universidade Federal de Santa Maria

Palabras clave:

Docência, Ensino de Química. , Educação em Ciências., Processo Formativo., Avaliação.

Resumen

Este estudo visa identificar e compreender as concepções de discentes na licenciatura em Quí­mica acerca da produção do Portfólio. Por intermédio de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizou-se do instrumento formulário online, com objetivo de reunir as concepções dos/as mesmos/as acerca do Portfólio. As respostas foram analisadas por meio de Análise de Conteúdo, indo ao encontro das seguintes categorias: O Portfólio como cultivo de experimentação, liberdade e criação; O Portfólio como promotor de autoformação; O Portfólio como instrumento de qualificação de leitura, escrita e pensamento cientí­fico; e o Portfólio como instrumento avaliativo. Aponta-se à potência do Portfólio para habitar o espaço universitário sob a ótica de conduzir sentidos múltiplos às palavras, aos gestos, às emoções, às aprendizagens possí­veis, assumindo a ampliação das possibilidades de entrelaçar experiências coletivas das disciplinas, do curso, juntamente com a subjetividade dos/as discentes.

Biografía del autor/a

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Adjunta dos cursos de Quí­mica (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - Universidade Federal de Uberlândia (ICENP/UFU). Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Quí­mica pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2015). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar (Ciências Humanas e Educação) e Grupo UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida (Artes). Tem interesse nos seguintes temas: Formação docente, Educação-Ensino de Ciências-Quí­mica no Brasil e Historicidade da Educação-Ciências/Quí­mica, dentro do prisma das Filosofias da Diferença e do Pós-estruturalismo.

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação. Professor de Ciências da Natureza na Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano (EMPSSP) e na Escola Estadual da Cidade Industrial (EECI). Minas Gerais, Brasil.

Alice Copetti Dalmaso, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

ANTIQUEIRA, Liliane Silva de; PEREIRA, Elaine Correa; GALIAZZI, Maria do Carmo. Pesquisas sobre portfólios de avaliação na formação de professores. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, e08575, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/8575. Acesso em: 11 nov. 2022.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BELTRÃO, Ierecê Rego. Corpos dóceis, mentes vazias, corações frios: Didática: o discurso científico do disciplinamento. São Paulo: Editora Imaginário, 2000.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação), 2019b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file. Acesso em: 17 out. 2022.

CARVALHO, José Sérgio Fonseca de. As noções de erro e fracasso no contexto escolar: algumas considerações preliminares. In: AQUINO, Julio Groppa (Org.). Erro e fracasso na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997, p. 11- 24.

COCCIA, Emanuele. A vida das plantas: uma metafísica da mistura. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.

COCCIA, Emanuele. Metamorfoses. Rio de Janeiro: Dantes Editora, 2020.

CORRÊA, Guilherme Carlos. O que é a escola?. In: OLY PEY, Maria. (org.). Esboço para uma história da escola no Brasil. Rio de Janeiro: Achiamé, 2000, p. 51-84.

DAVID, Susan. Agilidade emocional: abra sua mente, aceite as mudanças e prospere no trabalho e na vida. São Paulo: Cultrix, 2018.

DALMASO, Alice Copetti; RIGUE, Fernanda Monteiro. Emaranhados educacionais: a continuidade do viver e uma educação da atenção. Research, Society and Development, v. 10, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/21831. Acesso em: 11 nov. 2022.

DELEUZE, Gilles. Proust e os Signos. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Narrativas Escolares de Professoras de um lugar Colonizado e Reformista. Revista Argentina de Investigación Narrativa, v. 1, p. 54-72, jul./dez., 2021. Disponível em: https://fh.mdp.edu.ar/revistas/index.php/rain/article/view/5314. Acesso em: 11 nov. 2022.

FORSTER, Gabrielle da Silva; SILVA, Vera Lúcia Lenz Vianna da. Devir-ele: o neutro na literatura. Cadernos de Letras da UFF, v. 23, n. 46, 30 jul, 2013. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43761. Acesso em: 29 nov. 2022.

GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2005, p. 132-158.

GOLDEMBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. Rio de Janeiro: Record, 2005.

HARAWAY, Donna. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. São Paulo: Record, 2001.

HEMPKMEYER, Sheila. Corpos variantes: abecedários, errâncias e travessuras. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20, abril, p. 1-21, 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/corpos-variantes/. Acesso em: 11 nov. 2022.

JOSSO, Marie-Christine. O Corpo Biográfico: corpo falado e corpo que fala. Educação e Realidade. Porto Alegre, RS, v. 37, n. 1, jan./abr., p. 19-31, 2012. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/21805. Acesso em: 11 nov. 2022.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas, SP: Papirus, 1999.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, jan./jun., p. 17-27, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/NTNFsBzXts5GHp4Zk8sBbyF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 11 nov. 2022.

MORAES, Alana; PARRA, Henrique Zoqui Martins. Zona de Contágio: uma ciência da coexistência para o tempo das catástrofes. ClimaCom – Coexistências e cocriações [Online], Campinas, ano 8, n. 20, p. 1-25, abril, 2021. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/zona-de-contagio/. Acesso em 11 nov. 2022.

NASCIMENTO, Anelise Monteiro do; BARBOSA, Silvia Neli Falcão. Portfólio na formação do pedagogo: memórias e docência na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, [S. l.], v. 6, n. 16, p. 27-48, 2019. Disponível em: https://periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4146. Acesso em: 11 nov. 2022.

RIGUE, Fernanda Monteiro; OLIARI, Gilberto; STURZA, Raquel Brum; VEIGA, Adriana Moreira da Rocha. Ação Pedagógica na Formação de Professores: Um olhar para o ‘entre’ das relações humanas. In: FELTRIN, Tascieli; RIGUE, Fernanda Monteiro; BATISTA, Natália Lampert. A formação de professores no Brasil: historicidade, subjetividade, gênero, professoralidade e docências tradicionais e contemporâneas. Rio de Janeiro: Dictio Brasil, 2019, p. 13-30.

RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti; RAMOS, Maria Rosângela Silveira. A potência do Portfólio na Formação Docente em Química: um relato narrativo autobiográfico. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 4, p. 151-167, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11759. Acesso em: 11 nov. 2022.

RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. A escolha pela docência e suas relações de forças: compreensões e multiplicidades no cerne de um grupo de estudos e pesquisas em educação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5332. Acesso em: 11 nov. 2022.

RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral; DALMASO, Alice Copetti. Metaformoses em Emanuele Coccia: composições para habitar a educação e a formação docente. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 37, n. 81, p. 1465–1496, 2024. DOI: 10.14393/REVEDFIL.v37n81a2023-64408. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/64408. Acesso em: 5 jun. 2024.

RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral; DALMASO, Alice Copetti. Selection and analysis of textbooks for Chemistry Teaching: conceptions of future teachers in focus. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 6, p. 1–14, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n6a27. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/4389. Acesso em: 5 jun. 2024.

SALES, Tiago Amaral; RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Modos de Habitar o Mundo: uma educação em ciências com/em meio à/pela vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, 2023. DOI: 10.1590/2175-6236124171vs01. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/124171. Acesso em: 23 nov. 2023.

SANT’ANNA, Denise Bernuzzi de. Corpos de passagem: ensaios sobre a subjetividade contemporânea. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

SUÁREZ, Daniel Hugo. Presentación. In: PORTA, Luis. La expanción biográfica. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2021.

TINOCO, Eliane de Fátima Vieira. Portfólios: mais um modismo na Educação? Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 2, p. 457-467, nov., 2012. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/246. Acesso em: 11 nov. 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3ª Ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Publicado

2024-10-03

Cómo citar

Rigue, F. M., Sales, T. A., & Dalmaso, A. C. (2024). O Portfólio e a formação docente: o que compreendem discentes em licenciatura em Quí­mica?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10938. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10938

Número

Sección

Artigos