Importância de vivências e experiências lúdicas: as vozes de diferentes personagens

Autores/as

  • Mayra Emídio da Silva Faculdade Santí­ssimaTrindade
  • Maria de Fátima Gomes da Silva Universidade de Pernambuco

Palabras clave:

Vivências lúdicas. , Diferentes faixas etárias. , Ludicidade.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa acadêmica que teve por objetivo conhecer experiências lúdicas vivenciadas por pessoas de diferentes faixas etárias. Sobre os procedimentos metodológicos, fizemos opção pela abordagem qualitativa de pesquisa. Para a coleta de dados recorremos à história oral temática e à entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo temático-categorial. Os resultados permitiram concluir que as experiências lúdicas contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas em diferentes faixas etárias e possibilitam a vivência da alteridade, pois favorecem o reconhecimento coletivo e torna o ser humano aberto à novas aprendizagens, além de possibilitar um envelhecimento mais saudável.

Biografía del autor/a

Mayra Emídio da Silva, Faculdade Santí­ssimaTrindade

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambucano - Campus Mata Norte. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade de Pernambucano - UPE. Atualmente é docente da Faculdade Santí­ssima Trindade - FAST.

Maria de Fátima Gomes da Silva, Universidade de Pernambuco

Professora Associada/Livre Docente da Universidade de Pernambuco(UPE). Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Porto(Portugal).

Publicado

2024-10-02

Cómo citar

Silva, M. E. da, & Silva, M. de F. G. da. (2024). Importância de vivências e experiências lúdicas: as vozes de diferentes personagens. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 10770. Recuperado a partir de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10770

Número

Sección

Artigos