Problemas contextualizados: tradução de enunciados para a linguagem matemática e processos cognitivos que possibilitam resolvê-los

Autores/as

  • Gabriel Loureiro de Lima Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo
  • Barbara Lutaif Bianchini Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo
  • Eloiza Gomes Instituto Mauá de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210193

Resumen

Neste artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de textos de autoria ou coautoria da mentora da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC), Patricia Camarena Gallardo, explicitam-se os subsí­dios teóricos e os procedimentos metodológicos empregados em estudos cognitivos no âmbito da TMCC tendo como foco a compreensão de aspectos relativos às traduções para a linguagem matemática de enunciados de problemas contextualizados e os processos cognitivos que possibilitam aos estudantes resolver problemas deste tipo, evidenciando também como pesquisas com estas orientações vinculam-se aos fatores que dão condições para a aprendizagem significativa, na acepção de David Ausubel. Dentre os principais resultados destacam-se a articulação dessas pesquisas com fatores internos cognitivos, fatores externos e a articulação, nestes estudos, da teoria de Ausubel com as ideias de Victor Cifarelli e de Gerald Goldin (no caso representações mentais), de Raymond Duval e Claude Janvier (tradução de enunciados). Palavras-chave: Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Fase Cognitiva. Problemas Contextualizados. Tradução de Enunciados. Processos Cognitivos.

Biografía del autor/a

Gabriel Loureiro de Lima, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é lí­der do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor Assistente-Doutor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FCET) da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 está na coordenação do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia (GT-CbME) da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

Barbara Lutaif Bianchini, Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo. Leciona na PUC-SP desde 1987, tanto em cursos de graduação, quanto no Programa de Estudos Pós-Graduado em Educação Matemática. Foi coordenadora do Programa PEPGEM de 2018 até janeiro de 2020. Orienta iniciações cientí­ficas, mestrados e doutorados na PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores. Além destas temáticas também pesquisa sobre a vinculação da Matemática em cursos de Engenharia.

Eloiza Gomes, Instituto Mauá de Tecnologia

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1978), graduação em Bacharel Em Matemática pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1979), mestrado em Educação Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo (2015). Atualmente é professor associado do Instituto Mauá de Tecnologia, onde, também, coordena o Grupo de Pesquisa em Educação em Engenharia, Design e Administração e participa, na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, principalmente nos cursos de Engenharia.

Publicado

2022-11-02

Cómo citar

Loureiro de Lima, G., Lutaif Bianchini, B., & Gomes, E. (2022). Problemas contextualizados: tradução de enunciados para a linguagem matemática e processos cognitivos que possibilitam resolvê-los. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 300–324. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210193

Número

Sección

Artigos