Problemas contextualizados: tradução de enunciados para a linguagem matemática e processos cognitivos que possibilitam resolvê-los
DOI:
https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210193Abstract
Neste artigo, fruto de uma pesquisa bibliográfica, realizada a partir de textos de autoria ou coautoria da mentora da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências (TMCC), Patricia Camarena Gallardo, explicitam-se os subsídios teóricos e os procedimentos metodológicos empregados em estudos cognitivos no âmbito da TMCC tendo como foco a compreensão de aspectos relativos às traduções para a linguagem matemática de enunciados de problemas contextualizados e os processos cognitivos que possibilitam aos estudantes resolver problemas deste tipo, evidenciando também como pesquisas com estas orientações vinculam-se aos fatores que dão condições para a aprendizagem significativa, na acepção de David Ausubel. Dentre os principais resultados destacam-se a articulação dessas pesquisas com fatores internos cognitivos, fatores externos e a articulação, nestes estudos, da teoria de Ausubel com as ideias de Victor Cifarelli e de Gerald Goldin (no caso representações mentais), de Raymond Duval e Claude Janvier (tradução de enunciados). Palavras-chave: Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. Fase Cognitiva. Problemas Contextualizados. Tradução de Enunciados. Processos Cognitivos.Downloads
Published
2022-11-02
How to Cite
Loureiro de Lima, G., Lutaif Bianchini, B., & Gomes, E. (2022). Problemas contextualizados: tradução de enunciados para a linguagem matemática e processos cognitivos que possibilitam resolvê-los. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(60), 300–324. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210193
Issue
Section
Artigos