Educação Inclusiva: uma análise sobre projetos pedagógicos e planos de ensino na Educação Fí­sica

Autores/as

  • Caroline Borges Zanato Universidade Brasil - Fundação Educacional de Fernandópolis
  • Guilherme Rocha Savatazzi Universidade Cidade de São Paulo
  • Roberto Gimenez Universidade Cidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210169

Resumen

O presente estudo teve como objetivo analisar se o Projeto Polí­tico Pedagógico das escolas e os Planos de Ensino dos professores de educação fí­sica contemplam um planejamento que leve em consideração pressupostos de uma educação inclusiva e de adaptações curriculares. Por meio de pesquisa documental, com abordagem qualitativa, foram analisados os Projetos Polí­tico-Pedagógicos e trinta Planos de Ensino dos professores de educação fí­sica que ministram aulas para alunos alvo da educação especial de nove escolas estaduais do municí­pio de Fernandópolis-SP. A partir dessa análise, concluiu-se que os Projetos Polí­tico-Pedagógicos das escolas e os Planos de Ensino dos professores de educação fí­sica constituem-se como documentos burocráticos, contemplando, em poucos casos e de maneira superficial, o planejamento orientado à educação inclusiva e às adaptações curriculares. Palavras-chave: Educação Inclusiva. Projeto Polí­tico Pedagógico. Plano de ensino.

Biografía del autor/a

Caroline Borges Zanato, Universidade Brasil - Fundação Educacional de Fernandópolis

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2018), graduação em Educação Fí­sica pela Fundação Educacional de Fernandópolis (2010) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Elí­seos (2019). Atualmente é professora na Universidade Brasil, na Fundação Educacional de Fernandópolis e Professora Efetiva PEB II - Educação Fí­sica - na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Fí­sica e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação fí­sica escolar e educação inclusiva.

Guilherme Rocha Savatazzi, Universidade Cidade de São Paulo

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Licenciado em Educação Fí­sica pela mesma Universidade, tendo recebido a Láurea Acadêmica ao final do mesmo pelo desempenho acadêmico demonstrado durante o curso. Tem sua linha de pesquisa voltada í s Representações Sociais que permeiam o universo da Educação Fí­sica Escolar e suas implicações nos processos motivacionais do aluno. Atualmente é Professor no Curso de Educação Fí­sica da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Professor de Educação Fí­sica da rede municipal de São Paulo - SP.

Roberto Gimenez, Universidade Cidade de São Paulo

Graduação em Bacharelado em Educação Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1996), graduação em Licenciatura Em Educação Fí­sica pela Universidade de São Paulo (1998). Possui Graduação em Pedagogia, Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade de São Paulo (2001) e Doutorado em Educação Fí­sica por esta mesma Universidade (2006). Atualmente é professor e coordenador do curso de Educação Fí­sica da Universidade Cidade de São Paulo e coordenador dos Programas Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo.

Publicado

2022-07-11

Cómo citar

Zanato, C. B., Savatazzi, G. R., & Gimenez, R. (2022). Educação Inclusiva: uma análise sobre projetos pedagógicos e planos de ensino na Educação Fí­sica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 147–165. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210169

Número

Sección

Artigos