Análise das relações entre TRS e TSB a partir da representação da AUH nas escolas rurais da Argentina

Autores/as

  • Agustín Villarreal Universidad Nacional de Misiones ( IESyH - CONICET - UNaM
  • Alícia Barreiro
  • José Antonio Castorina

DOI:

https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210144

Resumen

O objetivo deste trabalho é analisar as relações entre a teoria das representações sociais e a obra sociológica de Pierre Bourdieu a partir da análise dos achados de um estudo empí­rico sobre a forma como os agentes educativos em áreas rurais e periféricas mulheres urbanas no Proví­ncia de Misiones (Argentina), acho que a Asignación Universal por HIjo. Neste estudo, procurou-se respeitar o corpus teórico e as tradições metodológicas de cada uma das referidas teorias. Especificamente, alguns conceitos são apresentados como eixo de análise: doxa e senso comum, representação social e habitus, e espaço para pontos de vista e posicionamento social. Espera-se que as conclusões contribuam para o desenvolvimento de investigações conjuntas que abordem os fenômenos educacionais.

Biografía del autor/a

Agustín Villarreal, Universidad Nacional de Misiones ( IESyH - CONICET - UNaM

Doctor en Ciencias de la Educación. Magister en Polí­ticas Sociales. Especialista en Polí­ticas Socioeducativas. Especialista en Filosofí­a de la Cultura. Profesor Superior de Música. Profesor en Filosofí­a.

Publicado

2022-06-15

Cómo citar

Villarreal, A., Barreiro, A., & Castorina, J. A. (2022). Análise das relações entre TRS e TSB a partir da representação da AUH nas escolas rurais da Argentina. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(58), 56–86. https://doi.org/10.5935/2238-1279.20210144

Número

Sección

Seção temática