Polí­ticas educacionais para jovens e adultos com deficiência intelectual: desafios e perspectivas

Authors

  • Luiz Antonio Souza de Araujo Universidade Federal Fluminense
  • Edicléa Mascarenhas Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar as polí­ticas educacionais na educação de jovens e adultos com deficiência intelectual na modalidade de ensino EJA, seus desafios e suas perspectivas. A revisão bibliográfica e documental (teses, dissertações, diretrizes normativas, leis e artigos cientí­ficos) acerca do tema se constituiu como parâmetro metodológico de análise utilizada pelos autores para entender o estado da arte. Os resultados demonstraram que os desafios e as perspectivas, os quais pessoas com deficiência intelectual enfrentam na "vida na escola, sem perder o sentido da escola da vida" , possibilitaram-lhes estar presentes nesse banco escolar da EJA. A sociedade atualmente ainda convive com estigmas que no passado eram passí­veis de mascará-los por brechas do conhecimento que nos levam a uma determinada atitude, ou criação de barreiras, de preconceito e discriminação, agravados pela situação apresentada durante a pandemia da COVID-19. Palavras-chave: Deficiência Intelectual. Educação de Jovens e Adultos. Inclusão. Polí­ticas Educacionais.

Author Biographies

Luiz Antonio Souza de Araujo, Universidade Federal Fluminense

Pós-Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) Instituto de Biologia - UFF

Edicléa Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro -UERJ

Professora da UERJ - e dos cursos de pós-graduação mestrado e doutorado do CMPDI/PGCTIn/UFF

Published

2020-11-10

How to Cite

Araujo, L. A. S. de, & Fernandes, E. M. (2020). Polí­ticas educacionais para jovens e adultos com deficiência intelectual: desafios e perspectivas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 67–86. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8680

Issue

Section

Artigos