Identidade e representações sociais: evidências e correlações a partir de pesquisas da área da Educação

Authors

  • Luiz Paulo Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Isabel Antunes-Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

Abstract

Esta pesquisa verificou as correlações entre identidade e representações sociais (RS) através da análise de pesquisas de mestrado e doutorado em educação desenvolvidas na Faculdade de Educação da UFMG. Trata-se então de uma pesquisa documental que selecionou 08 (oito) produtos de pesquisa (dissertações e teses) que estavam dentro dos parâmetros elencados pelos pesquisadores. Todos os documentos analisados pertenciam a estudos nos quais o contexto era a Educação do Campo. Através da análise dos dados verificou-se que nas pesquisas com diferentes sujeitos e objetos, com metodologias e formas de análise dí­spares, a identidade tangencia as RS. Em alguns casos é a tensão posta sobre a identidade campesina que faz com que as representações sociais se movimentem e/ou se fortifiquem, ou ainda, é a forma como os sujeitos pensam, sentem e agem (representações sociais) que determina como eles se enquadram ou se definem identitariamente. Palavras-chave: Educação. Identidade. Pesquisa documental. Representações Sociais.

Author Biographies

Luiz Paulo Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicólogo, mestre em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, Doutor em Educação. Professor adjunto A na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG)

Maria Isabel Antunes-Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação, psicóloga. Professora Assistente no Departamento de Ciências Aplicadas í  Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Published

2020-09-04

How to Cite

Ribeiro, L. P., & Antunes-Rocha, M. I. (2020). Identidade e representações sociais: evidências e correlações a partir de pesquisas da área da Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(52), 402–435. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6256

Issue

Section

Artigos