A precarização na sala de aula: reflexões sobre seus efeitos na ótica docente

Authors

  • Laura Cristina Vieira Pizzi UFAL
  • Isabela Rosália Lima de Araujo UFAL
  • Wanessa Lopes de Melo UFAL

Abstract

Este trabalho visa analisar os impactos das condições precárias do trabalho docente na sala de aula, na ótica dos professores. Partimos da análise dos dados de duas pesquisas realizadas em duas escolas públicas da cidade de Maceió/AL, cujos dados foram coletados através da ferramenta da Autoconfrontação desenvolvida por Yves Clot na Clinica da Atividade. As escolas apresentam em comum um grau extremo de dificuldades institucionais que se refletem na sala de aula, fruto de condições materiais precárias. Essa precariedade, e os problemas decorrentes, já são considerados normais pela frequência que ocorrem. Dessa forma, esses problemas estariam irremediavelmente se constituindo no próprio gênero da profissão docente, comprometendo a qualidade do ensino de maneira geral. Para Clot (2007), é o gênero que carrega os procedimentos, as atitudes e as posturas desenvolvidas ao longo da história e serve como orientador para o coletivo profissional, definindo as normas, portanto, o que é aceitável ou não no trabalho. Esse processo de precarização vem afetando negativamente também a profissão docente.

Palavras-chave: Precarização do trabalho docente. Atividade docente. Clí­nica da Atividade. Gênero.

Precariousness in the classroom: effects on teacher"s perspective

Abstract

This study aims to analyse the impacts of precarious conditions of teachers" work in classroom, in the view of teachers. We start from the analysis of data of two researches conducted in two public schools in the city of Maceió/AL, which were collected through self-confrontation tools developed by Yves Clot at Activity Clinic. The schools have in common an extreme degree of institutional difficulties which are reflected in the classroom, as a result of the poor conditions. This precariousness and problems related are already considered normal by the frequency they occur. Thus, these problems would irreparably constitute the very genre of the teaching profession, compromising the quality of education in general. For Clot (2007), is the genre that carries the procedures, attitudes and behaviors developed through history and serves as guide to the professional collectivity, setting standards and what is acceptable or not at work. This process of precauriousness is negatively affecting the teaching profession as well.

Key words: Precariousness of teaching work. Teaching activity. Activity Clinic. Genre.  

Published

2012-09-10

How to Cite

Pizzi, L. C. V., Araujo, I. R. L. de, & Melo, W. L. de. (2012). A precarização na sala de aula: reflexões sobre seus efeitos na ótica docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 9(18), 135–151. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/439

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Artigos