A implantação da educação profissional técnica no Brasil no século XX: emancipação humana ou sujeição instrumental?

Authors

  • Joelson Juk Instituto Federal do Paraná
  • Fausto dos Santos Amaral Filho Universidade Tuiuti do Paraná

Abstract

O artigo investiga as bases de valores, conhecimentos e realidade concreta da implantação da educação profissional técnica no Brasil no século XX, a partir das categorias de análise emancipação humana e sujeição instrumental, visando uma crí­tica construtiva do sistema educacional profissionalizante paradoxal no paí­s. Para tanto, foram escolhidas duas fontes principais de estudo do perí­odo estabelecido: 1) documental, a saber, LDB 4.024/61, LDB 5.540/68, LDB 5.692/71, LDB 9.394/96, Decreto 2.208/97 e Lei 11.684/08; 2) bibliográfica, entre outros, Arendt (1995), Arroyo (1980), Azevedo (1932), Bourdieu e Passeron (1975), Briceí±o-Leon (2003), Cândido (1989), Cury (2000), Engels (1978), Fernandes (1966), Gramsci (1978), Guareschi (1990), Heidegger (1996), Ianni (1994), Kant (2005), Kuenzer (1999), Manacorda (1991), Marx e Engels (1978), Mészáros (2008), Oliveira (1996), Passeron (1975), Pegoraro (1986), Queluz (2000), Saviani (1998; 2011), Teixeira (1968) e Valls (1983). A metodologia será demarcada pela pesquisa qualitativa e pela abordagem dialética, para desvelar as contradições inerentes ao contexto onde a formação profissional se insere, no caso, o sistema educacional. Espera-se compreender em que medida a superação da razão instrumental se dá por meio de um processo educacional politécnico, com o uso de tecnologia da educação capaz de estimular a imaginação, a criação, a crí­tica e a autocrí­tica da classe trabalhadora. Para a superação ou confronto com a sujeição instrumental, a proposta educacional profissional técnica é integral, baseada na concepção do ser humano como um zoon politikon. Defende-se que todo o conhecimento advindo da investigação concorra para uma perspectiva de emancipação profissional técnica, contrária ao tecnicismo. Palavras-chave: Educação técnica; Emancipação humana; Sujeição instrumental.

Author Biographies

Joelson Juk, Instituto Federal do Paraná

Doutor em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológica do Campus Campo Largo / IFPR.

Fausto dos Santos Amaral Filho, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor/pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná / UTP.

Published

2019-10-08

How to Cite

Juk, J., & Amaral Filho, F. dos S. (2019). A implantação da educação profissional técnica no Brasil no século XX: emancipação humana ou sujeição instrumental?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 98–117. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3792

Issue

Section

Artigos