Expressividade, cultura digital e educação - considerações a partir do aplicativo Dubsmash
Abstract
O artigo objetiva discutir limites/restrições e/ou possibilidades/potencialidades das práticas midiáticas para a configuração de processos educativos em contexto de cultura digital. São focalizados repertórios de áudio e imagem do aplicativo Dubsmash, nos aspectos de expressividade e imaginário social, para relacionar mídia digital, cultura e educação, sob aportes da Filosofia, Comunicação, Educação e Fonoaudiologia. Nas práticas sociais Dubsmash, a linguagem e a expressão apelam para elementos culturais populares (grotesco, carnavalização, riso e espetacularização) e o imaginário social emerge em discursos que reforçam modelos, estigmas e preconceitos com questões de gênero, infância, escolarização, professor e trabalho docente. O estudo conclui que as práticas sociais Dubsmash configuram um espaço público de polifonia e expressão da cultura popular e do imaginário social da contemporaneidade, com contribuições paradoxais para a Educação. Contudo, a despeito desses limites/restrições, elas também oferecem possibilidades em potencializar processos educacionais que envolvem linguagem, corporeidade e expressividade na Educação Básica e Superior. Palavras-Chave: Educação. Expressividade. Cultura Digital.Downloads
Published
2019-03-22
How to Cite
Penteado, R. Z., & Pechula, M. R. (2019). Expressividade, cultura digital e educação - considerações a partir do aplicativo Dubsmash. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 412–439. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3768
Issue
Section
Artigos