Representações sociais: zona muda. Contributos do Modelo de Estratégia Argumentativa

Authors

  • Natércia de Andrade Lopes Neta Universidade de Coimbra
  • Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira Universidade de Coimbra
  • Maria da Graça Amaro Bidarra Universidade de Coimbra

Abstract

A zona muda das Representações Sociais se configura como um desafio no momento da análise dos dados para os pesquisadores que trabalham com a Teoria proposta por Moscovici (1961). O objetivo deste artigo é apresentar uma alternativa de recolha de dados que seja capaz de captar as crenças veladas no discurso dos sujeitos da pesquisa. Baseado no Tratado da Argumentação de Chaí¯m Perelman e Olbrechts-Tyteca (1992), o Modelo de Estratégia Argumentativa de Castro e Frant (2011), é uma técnica de análise do discurso que procura explicar momentos de negociação, quando um sujeito quer convencer o outro de sua tese, reconhecendo a existência de controvérsias e acordos. Percebemos pelas pesquisas que utilizaram esta técnica, que ela pode ajudar a desmascarar os sentidos implí­citos na fala do sujeito.

Author Biographies

Natércia de Andrade Lopes Neta, Universidade de Coimbra

Graduada em Matemática e Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Alagoas, Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. É técnica pedagógica responsável pela formação de professores em Matemática da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas.

Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira, Universidade de Coimbra

Professora PhD titular da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Maria da Graça Amaro Bidarra, Universidade de Coimbra

Professora PhD titular da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

Published

2017-09-18

How to Cite

Lopes Neta, N. de A., Figueira, A. P. M. C. C., & Bidarra, M. da G. A. (2017). Representações sociais: zona muda. Contributos do Modelo de Estratégia Argumentativa. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 375–387. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1172

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