Continuing education of high school teachers: proposals from an integrative review

Authors

Keywords:

Continued teacher training, High school, Integrative review

Abstract

The purpose of this research is to elucidate proposals for the continued training of high school teachers from an integrative review of the scientific production of education, published in Brazil in the last 10 years. Theoretical support is mainly based on the ideas of Nóvoa (2023, 2022, 2009, 2002) and Imbernón (2011). This is bibliographic research, of integrative review, with data generated in the CAPES thesis and dissertations bank and in articles from ANPEd and Scielo. The results point to the identification of recent movements in Continuing Training, signaling methodological trends of investigation and gaps to be considered in future investigations. It presents proposals for the training of teachers to expand and deepen the discussion of the future of the teacher profession, as well as point out indicators that may subsidize the enunciation of new public policies for Continuing Education of teachers in high school in Brazil.

Author Biographies

Rita Buzzi Rausch, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Doutora em Educação pela UNICAMP e Pós-doutora em Educação pela UFSC. Cursou Pedagogia e Mestrado em Educação na FURB. Possui especialização em Alfabetização pela UNIVALI. Atuou como alfabetizadora e coordenadora pedagógica na Educação Básica na SEMED de Blumenau. Na FURB, atuou como professora e pesquisadora no Curso de Pedagogia e no PPGE; coordenou o PIBID de Pedagogia: Alfabetização e Letramento; coordenou o PPGE; e assumiu a Direção do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras. Foi coordenadora da XIII ANPEd-Sul 2020-2021. Atualmente é aposentada e professora voluntária no PPGE da FURB. Desde 02/2020 é professora no PPGE da UNIVILLE e integra o Grupo de Pesquisa Trabalho e Formação Docente. É integrante e desde 03/2023 assumiu a coordenação da RIPEFOR - Rede Interinstitucional de Pesquisa de Formação e Práticas Docentes. É integrante e consultora do GT 8 - Formação de professores da ANPEd. Desde 2022 é bolsista produtividade em pesquisa e consultora ad hoc do CNPq. Suas pesquisas abordam, principalmente, a formação de professores da Educação Básica e da Educação Superior e a coordenação pedagógica.

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Doutor em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Bolsista do Programa UNIEDU/SC) e Mestre em Educação pela mesma universidade. Membro do Grupo de Pesquisa GPFORPE (FURB), membro da Associação Brasileira de Direito Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências pela Faculdade São Luiz e em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande. Graduado em Licenciatura Curta em Ciências com Habilitação pela Fundação Educacional de Brusque, graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Bacharel em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina e Especialista em Gestão Pública Municipal pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Professor efetivo da rede estadual de Santa Catarina.  Atualmente pesquisa a formação de professores, pedagogia decolonial e teoria freireana.

Ariane Maira Terhorst, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Mestranda em Educação pela UNIVILLE. Integrante do GETRAFOR. Colaboradora em pesquisas do CNPQ e FAPESC. Licenciada em Matemática com habilitação em Física pela Universidade Regional de Blumenau -FURB (2000). Licenciada em Química com habilitação em Física pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL (2004). Pós-graduação em Modelagem Matemática _ UNIPLAC (2001). Pós graduação em Gestão escolar - SENSUPEG (20012). Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade del Norte-UNINORT - PY (2007) e Doutorado em Educação pela Universidad Tecnológica Intercontinental-UTIC- PY (2011).

Ana Clara Lucri Alves, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE)

Acadêmica do curso de psicologia, na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), bolsista de iniciação científica PIBIC, membro do Grupo de pesquisa Formação Continuada de Professores do Ensino Médio (PPGE-UNIVILLE).

References

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; VILALVA. Adriana Mallmann. Categorias teóricas de Shulman: revisão integrativa no campo da formação docente. Cadernos de Pesquisa, [São Paulo], v. 49, n. 174, p. 130–150, 2021. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/6654 . Acesso em: 26 jul. 2022.

BANDEIRA, Tagiana Maria da Silva. Formação continuada de professores que ensinam geografia no município de Campo Verde/MT: narrativas em cartas pedagógicas. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Rondonópolis, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação, Rondonópolis, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular, BNCC. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://bit.ly/3GbFY0d. Acesso em: 09 jun. 2024.

BOTELHO, Louise Lira Roedel; CUNHA, de Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, maio-ago. 2011.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Tradução: Moacir Gadotti e Lílian Lopes Martin. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982

FREITAS, Larissa Martins. Auto(trans)formações permanentes com professores do ensino médio regular: re-ad-mirando à docência e resignificando experiências. 2020. 280 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santa Maria, 2020.

GARCIA, Carlos Marcelo. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, [S. l.], n. 8, p. 7-222, 2009. Disponível em: http://sisifo.ie.ulisboa.pt/index.php/sisifo/article/view/130 . Acesso em: 20 out. 2023.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, jan./abr. 2014.

GATTI, Bernardete Angelina; ANDRÉ, Marli. Eliza. Dalmazo. Afonso. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WIVIAN, Weller; PFAFF, Nicole (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em Educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 29-38.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LARRAZ, Virginia. La competència digital a la Universitat. 2013. 313 f. Tese ( Programa de doctorat de la Universitatd’Andorra) – Universitatd’Andorra, Andorra, 2013. Disponível em: http://hdl.handle.net/10803/113431. Acesso em: 09 jun. 2024.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NÓVOA. António. Formação contínua de professores: realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, 1991.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa. 2002.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

NÓVOA, António. Professores. Libertar o professor. São Paulo: Diálogos embalados. 2023.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, [ São Paulo], v. 14, n. 41, p. 165- 189, jan./abr., 2014. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a09.pdf . Acesso em: 20 maio 2023.

Published

2024-12-20

How to Cite

Buzzi Rausch, R., Tomelin, N. B. ., Terhorst, A. M. ., & Alves, A. C. L. . (2024). Continuing education of high school teachers: proposals from an integrative review . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11470

Issue

Section

Artigos