Aplicação do Ensino Baseado em Problemas em Escolas de Administração

Authors

Keywords:

metodologia de ensino, aprendizagem baseada em problemas, método tradicional, habilidades gerenciais, administração

Abstract

The purpose of this article was to discuss new pedagogical methodologies that have the potential to produce management skills in management schools, beyond the traditional method. As part of this study, we explored the concept, characteristics, and use of Problem-Based Learning teaching methodologies in higher education, specifically in management schools, using a bibliographic method. Moreover, we used a narrative research method, which included an interview with a Brazilian Professor who has been involved in implementing PBL teaching. Our study demonstrates a practical application of PBL at the Fundação Getúlio Vargas Management School. It was shown that different methods reflect different multidimensional learning processes, whether intentional or not. In a society of constant change, everything we share cognitively or emotionally becomes more complicated as we develop in a society where many values taught and learned do not correspond to the real world. For instance, we reaffirm that the traditional education method remains a very significant part of higher education. This is evidenced by the number of certifications as well as the amount of investment put into it over time. 

 

Author Biographies

Lygia Hryniewicz, Bergische Universität Wuppertal, 42097 Wuppertal Abeilung 4.3.4

Doutorado (2009) em Sociologia pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ. Visiting Scholar por um ano na Universidade de Columbia, NY (2005-2006), com bolsa do CNPq. Atuou como Pesquisadora Associada da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ, no Laboratório de Trabalho e Educação Profissional em Saúde. Realizou Estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional/IPPUR/UFRJ com bolsa da FAPERJ (2009-2011). Pós Doutorado na Universidade de Wuppertal (Germany). Profa. do Curso de Graduação de Administração de Empresas da EBAPE-FGV e do curso de Graduação de Economia da EPGE-FGV, no Rio de Janeiro (2010-2016). Pesquisadora do Interagency Institute desde Setembro de 2022 (http://interagency.institute/). Professora na Wuppertal Universitat – Germany desde Agosto de 2023. Como experiência de pesquisa na área de Sociologia pode-se resumir sua atuação nas seguintes áreas: trabalho, educação, migração, gênero, juventude, BRICS, mobilidade, desigualdades de renda.

Fátima Bayma, Fundação Getúlio Vargas

Professora Titular da FGV nos cursos de Mestrado e Doutorado em Administração da FGV EBAPE.
Presidente do Comitê de Inclusão e Diversidade do Conselho de Educação do Estado do Rio de Janeiro.
Membro do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico do Estado do Rio de Janeiro- FUNDEB
Participou de vários Congressos  Internacionais , entre eles: NASPAA e  AoM . Em 2021, foi indicada para o cargo de Ambassador at the Management Education Divison – Academy of Management
Foi Professora Adjunto da Universidade do Rio de Janeiro- UNIRIO  
Desenvolveu e coordenou vários cursos de pós-graduação na FGV e seminários nas seguintes áreas:  Gestão de Saúde, Tecnologia da Informação, Educação a Distância e Educação Corporativa.
Foi membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional do Câncer - INCA do Ministério da Saúde
Foi Secretária-Executiva do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador CODEFAT.
Foi Diretora de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho e Emprego.
Foi membro do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico- BNDES.
Livros e artigos publicados no Brasil e exterior.
Doutora em Educação pela UFRJ. 
Mestre em Administração Pública pela University of Connecticut (EUA). 
Bacharel em Administração Pública pela FGV EBAPE 

Anderson Sant'Anna, Fundação Getúlio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo, São Paulo – SP, Brasil

Anderson de Souza Sant'Anna é professor adjunto do Departamento de Administração Geral e de Recursos Humanos da FGV-EAESP. É pós-doutor em Teoria Psicanálitica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Administração, doutor em Arquitetura e Urbanismo, mestre e graduado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É pesquisador produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), membro da Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e membro co-fundador da Associação Lusófona de Administração e Gestão (ALGA). É também pesquisador do Centro de Pesquisas do Trabalho, Saúde e Efetividade Organizacional - CRITEOS (HEC Montreal) e do Núcleo de Estudos sobre Organizações, Sociedade e Subjetividade - NOSS (CEFET-MG), psicanalista sócio do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) e membro do Instituto Sephora de Estudos de Orientação Lacaniana (UFRJ). Atua como editor associado e membro de conselho de diversas revistas brasileiras no campo da Administração. Foi professor da Fundação Dom Cabral (FDC), tendo como foco de sua experiência as áreas de comportamento organizacional e gestão de pessoas, em particular, nos temas de liderança, desenho organizacional, qualidade de vida no trabalho, carreiras e competências.

Breno Loyola

Responsável pela área comercial (vendas e marketing) do CITE Med, instituição de cursos e treinamentos na área de saúde. Principais responsabilidades: Implantação e gestão da equipe de vendas, KPIs e prospecção de novos clientes. Responsável pelo marketing digital e offline. De 2011 a 2017: experiência como consultor de negócios, com atuação em projetos de planejamento estratégico e processos. Trabalhos em diferentes segmentos, em clientes como: TV Globo, Bradesco Seguros, Prudential, Di Santinni, Apsis e Leader.

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Published

2024-12-23

How to Cite

Hryniewicz, L., Bayma de Oliveira, F. ., de Souza Sant’Anna, A. ., & Camisão Loyola, B. (2024). Aplicação do Ensino Baseado em Problemas em Escolas de Administração . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11212

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Artigos