Solo e semente da formação de professores do campo: uma investigação sobre representações sociais de meio ambiente

una investigación sobre las representaciones sociales del medio ambiente

Authors

Keywords:

Rural Education, Environmental Education, Science Education, Teacher training, Social Representations

Abstract

Brazilian Rural Education [Educação do Campo] can be considered an educational perspective with a specific epistemological and practical basis, which demands public policies to guarantee the right to formal education for the peasantry. In this context, undergraduate teacher training courses in Rural Education were created. This study investigated social representations of ‘environment’ of a group of students from one of this courses from a federal university in the interior of Minas Gerais. The results reveal a significant difference in the central core of the representation compared to other studies, especially as it does not include the term ‘nature’. Furthermore, the presence of ‘agroecology’ in peripheral elements expresses a potential for building a more complex social representation of ‘environment’ that brings together social, cultural and economic factors. Thus, the contemporary relevance of the Theory of Social Representations for comprehending educational issues stands out.

Author Biographies

Francielle Carvalho de Freitas Lima , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM). Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pesquisadora do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq) e do Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE).

Diógenes Valdanha Neto , Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Professor do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB/UNICAMP), com atuação interdisciplinar na interface Meio Ambiente-Educação. É graduado em Ciências Biológicas, nas modalidades bacharelado e licenciatura, pela Universidade de São Paulo (USP/FFCLRP). Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/FCLAR). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/FE). Na UNICAMP coordena o Laboratório de Meio Ambiente, Ciência e Educação (LAMACE), grupo de pesquisa interdisciplinar cadastrado no CNPq. Está credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/UNICAMP). É também membro do Conselho Consultivo do Núcleo de Apoio à População Ribeirinha da Amazônia (NAPRA). Faz parte do corpo editorial (editor adjunto) da revista Ambiente e Sociedade. Atualmente é vice-diretor da Reginal 4 (MG/DF/TO/GO) da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Atua principalmente nas áreas de Educação em Ciências, Educação Ambiental e Ambiente e Sociedade.

Camila Lima Miranda, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Doutora e Mestre em Ensino de Ciências (Modalidade Ensino de Química) pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (USP). Licenciada e Bacharel em Química pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Líder do Núcleo de estudos sobre Educação em Ciências, Formação Docente e Representação Social (NUFORMARS/UFTM/CNPq). Professora Adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) no curso de Licenciatura em Educação do Campo e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFTM).atura em Educação do Campo.

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Published

2024-05-08

How to Cite

Carvalho de Freitas Lima , F. ., Valdanha Neto , D. ., & Lima Miranda, C. . (2024). Solo e semente da formação de professores do campo: uma investigação sobre representações sociais de meio ambiente : una investigación sobre las representaciones sociales del medio ambiente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 21, 11167. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11167

Issue

Section

Teoria das Representações Sociais no Brasil