Theory of Social Representations and the Professional Identity Constitution of Pedagogical Coordinators: interfaces and challenges

Authors

Keywords:

Representações Sociais, Constituição Identitária Profissional, Coordenador Pedagógico

Abstract

This article is a part of the doctoral research entitled “Being a school pedagogue: social representations about the identity constitution of the Pedagogical Coordinator of the Municipal Education Network of Curitiba” and analyzes the relationship between social representations and the process of identity constitution of pedagogical coordinators who work in the Municipal Education Network (RME) of Curitiba, through acts of belonging and acts of attribution elucidated by Claude Dubar (2005, 2006). In the first part, we present the framework that supports the discussion of the data. Then, we discuss the methodological route, based on Gadamer's Hermeneutics (1997, 2012), in which the data were discussed through the content analysis proposed by Bardin (2016). Next, we present the analyzed data, in which it was possible to perceive how the concepts are anchored and reverberate in the actions and knowledge of the subjects in their contexts.

Author Biographies

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel Nagel, Secretaria Municipal de Curitiba-PR

Doutora e Mestre em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2008). Especialista em Educação infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2010) e em Gestão e Educação Ambiental pela SPEI (2012). Atualmente é Pedagoga Escolar da Rede Municipal de Ensino de Curitiba.

Romilda Teodora Ens, PUCPR

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (1971), graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1981) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Pós doutoramento pela Universidade do Porto (2018) É professora titular aposentada do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e pesquisadora associada da Fundação Carlos Chagas (FCC), participando do CIERS-Ed (Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação). Foilíder do grupo de pesquisa Políticas, Formação de Professores, Trabalho Docente e Representações Sociais na PUCPR, que integrou a Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente, coordenada pelo CIERS-ed/FCC.Participa da Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos em Política Educativa ReLePe e da rede de pesquisadores de grupo de pesquisa na PUC/SP-NEARS (Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais).

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná

Pós-doutoranda em Educação pela PUCPR, na linha História e Políticas da Educação. Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata – UNLP/Argentina. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa -UEPG e Participa do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS-PUCPR) vinculado ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação (CIERS-ed) da Fundação Carlos Chagas/FCC e à Cátedra da Unesco sobre Profissionalização Docente coordenado pela professora doutora Romilda Teodora Ens. Tem experiência em diferentes níveis de ensino e, atualmente é professora colaboradora no curso de pedagogia na Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO/Paraná.

Ana Paula de Moraes de Siqueira, Prefeitura Municipal de Curitiba-PR

Mestre em Educação pela PUC/PR, pesquisa vinculada a Linha de pesquisa: História e Políticas da Educação. Realiza estudos na área de políticas de formação de professores, desenvolvimento profissional docente, formação continuada e o programa PDE-PR. é Graduada em Pedagogia. Atua como Assistente no Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal da Educação de Curitiba. É participante do grupo de Pesquisa: Políticas, Formação do Professor, Trabalho Docente e Representações Sociais; Projeto: Representações Sociais sobre Formação e Trabalho Docente: Elementos para se Pensar a Profissionalização Docente e as Políticas Educacionais. Membro do Conselho Municipal da Política Étnico Racial de Curitiba - COMPER. Participa da Comissão de Enfretamento ao Racismo. Suplente no Fórum Municipal de Educação de Curitiba - FME e integrante da Comissão Especial de Mobilização e Divulgação.

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Published

2023-12-20

How to Cite

Nagel, J. S. de O. N., Ens, R. T., Plá Sandini, S., & de Moraes de Siqueira, A. P. (2023). Theory of Social Representations and the Professional Identity Constitution of Pedagogical Coordinators: interfaces and challenges . Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 11103. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11155

Issue

Section

Teoria das Representações Sociais no Brasil