Desigualdades de Oportunidades Educacionais: evidências e reflexões a partir da Pandemia da COVID-19
Abstract
A pandemia do Covid-19 provocou alterações significativas no cenário mundial, impactando as áreas da saúde, política, economia e, particularmente, da educação, exigindo mudanças radicais como a suspensão das aulas presenciais em todo o país. Nesse contexto, as escolas se viram "obrigadas" a (re)inventar/realizar o ensino remoto. Uma das questões que pairou sobre os educadores e familiares das crianças submetidas à suspensão das aulas foi: teria o país condições de enfrentar tal desafio? O objetivo deste estudo é revelar a concretude dos dados encontrados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) no ano de 2019, os quais representaram as dificuldades para se ter um ensino remoto funcionando adequadamente ao se instalar a pandemia. Tais análises se justificam por sugerir a relevância da avaliação externa como instrumento de monitoramento e gestão pedagógica, contribuindo, para a melhoria da qualidade da educação e a inclusão de todos. As escolas, desiguais em relação à educação ofertada aos alunos, com a eclosão da pandemia testemunharam uma nova faceta dessa desigualdade: o acesso de professores e alunos a recursos tecnológicos e educacionais.Downloads
Published
2023-10-22
How to Cite
Aguiar, G. S., & Vilarinho, L. R. G. (2023). Desigualdades de Oportunidades Educacionais: evidências e reflexões a partir da Pandemia da COVID-19. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 20, 10914. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10914
Issue
Section
Edição Comemorativa