Ethnography in science teaching: a glance on teachers’ performance

Authors

Keywords:

Youth and Adult Education, YAE, Science Teachers

Abstract

Todos os anos milhares de pessoas são matriculadas na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o intuito de concluir o ensino básico em detrimento de vários motivos, por exemplo, melhor empregabilidade. No entanto, segundo alguns autores a modalidade de ensino apresenta alguns percalços em seu processo, como a ausência de uma formação inicial adequada ao professor, escassez em materiais didáticos, entre outros (ARROYO, 2006; MUENCHEN; AULER, 2007). Diante destas carências, este artigo busca retratar por meio do método bibliográfico, documental e etnográfico, a realidade das salas da EJA descrevendo brevemente sobre a atuação dos professores de Ciências observados, instigando reflexões pertinentes sobre sua formação inicial e metodologias precárias exercidas em aula.

Author Biographies

Maira Vanessa Bär, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Doutora da Unioeste- Campus Marechal Cândido Rondon-PR. Atua como Pedagoga no Programa de Educação Especial (P.E.E.) da Universidade. Vinculada ao Grupo de Pesquisa FOPECIM (Formação de Professores de Ciências e Matemática).

Dulce Maria Strieder, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Professora Doutora da Unioeste - Campus Cascavel-PR, é docente nas áreas de Exatas, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática - PPGECEM - Unioeste e Coordenadora do Grupo de Pesquisa FOPECIM (Formação de Professores de Ciências e Matemática).

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Published

2025-09-10

How to Cite

Bär, M. V., & Strieder, D. M. (2025). Ethnography in science teaching: a glance on teachers’ performance. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Retrieved from https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/10592

Issue

Section

Artigos (fluxo contínuo)