Inovar é transformar? Uma apreciação crí­tica sobre as práticas educacionais inovadoras no Brasil

Autores

  • Amanda Buso Borges
  • Paula Cristina Medeiros Rezende Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Pautando-nos no referencial teórico histórico-cultural, realizamos um levantamento de práticas pedagógicas inovadoras vigentes no Brasil, utilizando como base de dados o Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, elaborado pelo Ministério da Educação, que resultou em três escolas como objeto de análise. Inicialmente, realizamos uma descrição das práticas educacionais inovadoras propostas pelas escolas, o que permitiu delinear aproximações a partir das seguintes categorias de análise: tempo, autonomia, respeito às singularidades, variedade de atividades, arte e comunidade. Constatamos que as práticas pedagógicas observadas promovem uma adaptação da educação às demandas do capital, não sendo, portanto, pautadas no compromisso com a transformação social, de maneira que não se ratifica o caráter transformador de tais práticas. Por fim, apresentamos uma análise crí­tica sobre o contexto no qual estão inseridas essas iniciativas, considerando as mudanças sócio-polí­ticas vividas no Brasil nos anos recentes. Palavras-chave: Escola. Inovação. Transformação social.

Biografia do Autor

Amanda Buso Borges

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2017). Foi bolsista do Projeto Jovens Talentos para a Ciência pela CAPES (2012) e bolsista pelo Programa de Extensão Integração UFU/Comunidade - PEIC/UFU (2015). Experiência profissional como psicóloga clí­nica.

Paula Cristina Medeiros Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), mestrado em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2000) e doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, com ênfase em processos de escolarização, educação infantil, desenvolvimento humano e aprendizagem e formação de professores.

Downloads

Publicado

18-06-2022

Como Citar

Borges, A. B., & Rezende, P. C. M. (2022). Inovar é transformar? Uma apreciação crí­tica sobre as práticas educacionais inovadoras no Brasil. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 19(59), 271–291. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9741

Edição

Seção

Artigos