A Educação Ambiental através de Projetos Socioculturais de Educação Fí­sica: um estudo do caso

Autores

  • Zander Ribeiro Wanderley Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Jose Jairo Vieira UFRJ
  • Andréa Lopes da Costa Vieira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Luciana Silva Abdalad Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

A disciplina Educação Fí­sica, com suas diversas possibilidades de intervenção, é o caminho que leva o educando a conhecer a si próprio e a perceber seu corpo como parte integrante da natureza e que interage constantemente com o meio ambiente. Neste contexto, a Educação Ambiental, associada aos conteúdos da Educação Fí­sica, de forma interdisciplinar, surge como instrumento para a conscientização sócio ambiental através de projetos sócio culturais no Projeto Polí­tico Pedagógico do CIEP Governador Roberto da Silveira. Tendo em vista esta perspectiva, este estudo tem como objetivo apresentar o relato de uma experiência bem sucedida, segundo interpretação das percepções de um grupo de professoras desta unidade escolar, fruto das ações desenvolvidas no projeto "Educação Fí­sica educando para o meio ambiente". Apoiado nos conteúdos dos módulos de disciplinas que integraram o curso de Polí­ticas Públicas e Projetos Sócio culturais em Espaços Escolares", esta pesquisa apresenta uma nova possibilidade de abordagem em educação ambiental através de um estudo de caso.

Biografia do Autor

Zander Ribeiro Wanderley Lins, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Mestre em Ciência da Motricidade Humana - UCB/RJ, (2007), Especialista em Polí­ticas Públicas e Projetos Sócioculturais em Espaços Escolares - UFRJ, (2011), Especialista em Ciência da Preparação Fí­sica - UCB/RJ (1989), Graduado em Licenciatura plena em Educação Fí­sica - UCB/RJ, (1986). Atua no ensino superior nas Faculdades Integradas Jacarepaguá (FIJ) e no curso de Especialização em Educação Fí­sica da Polí­cia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Como professor visitante, ministrou aulas na Escola de Educação Fí­sica do Exército (EsEFEx). É professor de Educação Fí­sica Escolar da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro desde 1987. Lecionou no ensino fundamental das Prefeituras de Angra dos Reis e Itaguaí­ e, no ensino médio, na FAETEC. Tem experiência na área de educação fí­sica escolar, com ênfase em recreação, educação corporal e iniciação esportiva. Atua no projeto de Clubes Escolares da Prefeitura do Rio de Janeiro, desenvolve estudos e projetos sobre educação ambiental e realiza palestras em instituições educacionais sobre os seguintes temas: esportes, gênero, mulher e esporte, recreação e lazer, cultura e folclore e educação ambienta

Jose Jairo Vieira, UFRJ

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação. Vice Coordenador do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio í  Participação e í  Diversidade em Educação (LAPEADE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Análises Estatisticas, Econômicas, Históricas e Sociais das Relações Raciais (LAESER) do Instituto de Econômica da UFRJ. Vice-Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Fí­sica Escolar do CESPEB da Faculdade de Educação da UFRJ. Coordenador do GT Esporte, Cultura e Sociedade da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS - anos de 2002-2003-2004-2005-2007). Coordenador do GT Sociologia do Esporte e Lazer da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS - anos de 2003, 2005, 2009, 2011). Coordenador do Gt de Sociologia do Esporte do Congresso Luso-Afro Brasileiro de Ciências Sociais (CONLAB,2011) (Portugal, 2015). Integrante pesquisador de dois Grupos de Pesquisa cadastrado no CNPq: a) Laboratório de Pesquisa , Estudos e Apoio í  Participação e í  Diversidade me Educação (LAPEADE); b) Cultura e Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui duas graduações: uma em Educação Fí­sica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e outra em Ciências Sociais:Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Ciências do Esporte pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro/IUPERJ (2001). Na UFRJ atua na Faculdade de Educação com as disciplinas de Linguaguem Corporal e Educação, Psicomotricidade, Didática Especial da Educação Fí­sica I e II, Prática de Ensino da Educação Fí­sica. Principais áreas de atuação Polí­ticas de Acesso e Permanência no Ensino Superior; Sociologia do Esporte; Corpo, Educação e Sociedade; Esporte, Sociedade e Educação; Corpo, Gênero e Educação; Racismo e esporte; Estudos Econômicos, Educacionais, Sociais, Históricos e Estatisticos da Relações Raciais

Andréa Lopes da Costa Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UNIRIO

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ e doutorado em Ciências Sociais: Sociologia pelo Instituto de Universitário de Pesquisa do Rio de Janeiro - IUPERJ. É Professora Adjunta III no Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde também integra o Programa de Pós-Graduação em Memória Social (PPGMS). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Polí­tica, atuando principalmente nos seguintes temas: ações afirmativas, acesso epermanência no ensino superior, polí­ticas sociais, desigualdades sociais, relações raciais e relações de gênero. Desenvolve ainda trabalhos na área de memória social, em especial na inter-relação entre memória, identidade e espaço.

Luciana Silva Abdalad, Centro Universitário Augusto Motta

Possui graduação em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (1997), Mestrado em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (2001) e Doutorado em Educação Fí­sica pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente é professor Adjunto do Centro Universitário Augusto Motta, na graduação e na pós-graduação, e, professora de Educação Fí­sica da Prefeitura do Rio de Janeiro - SME. Tem experiência na área de Educação Fí­sica Escolar e Esportes de Aventura, atuando com pesquisa principalmente nos seguintes temas: Esporte, Prática de Ensino, Sustentabilidade, Educação Ambiental e Esporte de Aventura e Risco. Na graduação ministras aulas de Práticas corporais emergentes, Fundamentos Históricos da Educação Fí­sica, Fundamentos Epistemológicos da Educação Fí­sica e TCC.

Publicado

26-12-2016

Como Citar

Lins, Z. R. W., Vieira, J. J., Vieira, A. L. da C., & Abdalad, L. S. (2016). A Educação Ambiental através de Projetos Socioculturais de Educação Fí­sica: um estudo do caso. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 217–242. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/962

Edição

Seção

Artigos