Educação como Direito Humano: os sujeitos em contextos de privação de liberdade

Autores

  • Ana Cláudia Ferreira Godinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jaciara de Sá Carvalho PPGE/UNESA

Resumo

Com o intuito de reafirmar o direito à educação em contextos de privação de liberdade, este dossiê contém artigos que contribuem para a visibilização dos sujeitos que tiveram suas liberdades restringidas. Autores e autoras de diferentes estados brasileiros - Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Distrito Federal - desenvolvem reflexões a partir de pesquisas realizadas com adolescentes autores de ato infracional, com mulheres e homens privados de liberdade, assim como com docentes que atuam na socioeducação ou no sistema prisional.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Ferreira Godinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (PNPD/CAPES, 2018). Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, na área de Educação de Jovens e Adultos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais - PPGE-FaE-UEMG (2013-2018) . Membro do Comitê de Ética na Pesquisa da UEMG (2014-2015). Coordenadora do grupo de pesquisa Educação de Jovens e Adultos em Contextos Escolares e Não Escolares (CNPq), desde 2017. Coordenadora do projeto de pesquisa "A leitura no sistema prisional: potencialidades e desafios da remição de pena pela leitura no Brasil" (financiamento do CNPq), que está articulado com o projeto de extensão Remição de Pena Pela Leitura: formação de educadores de jovens e adultos. Pesquisadora da Rede Interinstitucional de Grupos de Pesquisa sobre Polí­ticas de Restrição e Privação de Liberdade.

Jaciara de Sá Carvalho, PPGE/UNESA

Professora Adjunta no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESA. É doutora e mestre em Educação pela USP, especialista em Gestão de Processos de Comunicação/ Educomunicação (ECA/USP), bacharel em Comunicação (PUC-SP), com diploma, ainda, em Magistério (ní­vel técnico). É editora-responsável pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (A2). Coordena o Grupo (registrado no CNPq) Conexões: Estudos e Pesquisas em Educação e Tecnologia (CEPETec), integra os grupos de pesquisas TIC nos Processos Educacionais (TICPE/UNESA) e Discursos da Educação e Tecnologia DEdTec (PUC-Rio). É avaliadora Ad-hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e participa do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação (FEPAE), em ní­vel nacional e regional Sudeste. Colabora com o Instituto Paulo Freire, onde coordenou o setor de Educação a Distância e a constituição de redes on-line (2009-2012). Trabalhou no Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) entre 2004 e 2008. Foi professora na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I e educadora de crianças abrigadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de SP. Tem passagem por veí­culos da grande imprensa (Folha de S. Paulo e rádios). Suas pesquisas, inicialmente voltadas para educação, comunicação e formação a distância, desde 2015 foram ampliadas para relações entre educação e tecnologias sob abordagens crí­ticas, entre elas, a desenvolvida por Paulo Freire.

Downloads

Publicado

11-03-2021

Como Citar

Godinho, A. C. F., & Carvalho, J. de S. (2021). Educação como Direito Humano: os sujeitos em contextos de privação de liberdade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(53), 01–05. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/9533

Edição

Seção

Editorial