Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão

Autores

  • Wanda Lúcia Borsato Silva Universidade Federal Fluminense
  • Valdelúcia Alves da Costa Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de formação, educação e inclusão nas polí­ticas de currí­culo e sua possí­vel articulação com a educação em direitos humanos. As questões centrais desta pesquisa social empí­rica fundamentam-se na Teoria Crí­tica da Sociedade, com vistas à problematização da cultura, educação, formação e das condições sociais que ainda permitem a manifestação do preconceito na escola contra alunos com deficiência. Participaram da pesquisa professores, gestores e profissionais da equipe pedagógica de uma escola municipal de Petrópolis/RJ, atuantes com alunos em situação de inclusão. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário e entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos expressam possibilidades da educação inclusiva ao considerar os direitos humanos no currí­culo, com vistas à emancipação e humanização de professores e alunos, ampliando sua capacidade de enfrentamento da segregação histórica imposta aos alunos com deficiência na escola pública. Palavras-chave: Currí­culo. Educação em Direitos Humanos. Formação. Inclusão.

Biografia do Autor

Wanda Lúcia Borsato Silva, Universidade Federal Fluminense

Wanda Lúcia Borsato da Silva, Professora na Rede Municipal de Ensino de Petrópolis, RJ. Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito". Membro do Projeto de Pesquisa (CNPq) "Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Psicopedagoga. Especialista em Educação Especial e em Atendimento Educacional Especializado (AEE). Orientadora Educacional e Inspetora Escolar. Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão".

Valdelúcia Alves da Costa, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Lí­der do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Polí­ticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão". Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPq) "Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito". Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPq) "Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade", Edital Cidadania, Violência e Direitos Humanos, processo nº. 442702/2016-7. Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutora em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE).

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Publicado

31-08-2020

Como Citar

Silva, W. L. B., & Costa, V. A. da. (2020). Educação em direitos humanos: desafios à formação e à inclusão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(51), 87–110. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/8484

Edição

Seção

Artigos