Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey

Autores

  • Viviane da Costa Lopes UNESP
  • Marcus Vinícius da Cunha USP

Resumo

Principalmente por defender que a verdade só é admissí­vel em termos probabilí­sticos, nas décadas de 1930 a 1950 alguns intelectuais católicos consideraram John Dewey um representante do pensamento cético. Dando continuidade a um estudo anterior que analisa esse tema, o objetivo geral deste trabalho é contribuir para a discussão da filosofia e da filosofia educacional deweyana no âmbito do ceticismo. O presente estudo tem como principal fonte de análise o livro The quest for certainty: a study of the relation of knowledge and action (1929), em que Dewey apresenta as bases epistemológicas que fundamentam seu pragmatismo, mediante a exposição de argumentos acerca da validade do conhecimento e dos meios para alcançá-lo. A partir de uma análise das manifestações do ceticismo nas eras antiga e moderna, situamos o pragmatismo de John Dewey no pensamento cético contemporâneo que compreende o conhecimento como um processo contí­nuo. Palavras-chave: John Dewey. Teorias do conhecimento. Ceticismo.

Publicado

04-02-2020

Como Citar

Lopes, V. da C., & Cunha, M. V. da. (2020). Novas contribuições ao estudo do ceticismo de John Dewey. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 6(12). Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7778

Edição

Seção

Artigos