Origem social e trajetórias escolares e acadêmicas de professores do ensino superior

Autores

  • Rodrigo de Macedo Lopes Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Camila Ferreira da Silva Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este trabalho faz parte do primeiro esforço em construir dados a respeito dos perfis sociais, escolares e acadêmicos dos professores que atuam no ensino superior e tem como objetivo caracterizar as origens sociais e trajetórias escolares e acadêmicas de professores deste grau de ensino de duas instituições federais: a Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso, e a Universidade Federal do Jataí­, em Goiás. Para tanto, privilegiou-se a aplicação de questionários online para os docentes. Os resultados indicam que os progenitores não tinham altos graus de escolarização, muitas vezes não obtendo o diploma de graduação; que os professores têm uma trajetória escolar e acadêmica marcada pela frequência em instituições públicas de ensino; e, ainda, que o ingresso na carreira docente aconteceu em cenário recente, notadamente na última década - tais elementos são reveladores, sincronicamente, das particularidades das trajetórias desses sujeitos e das condições objetivas do ensino superior brasileiro na atualidade.

Biografia do Autor

Rodrigo de Macedo Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas e graduado em Ciências Sociais - Licenciatura pela mesma instituição. Tem trabalhado com temas relacionados í  Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Sociologia e Conhecimento e Teoria Sociológica. Alguns temas paralelos são Ensino de Sociologia e Sociologia do Trabalho.

Camila Ferreira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Lopes, R. de M., & Silva, C. F. da. (2021). Origem social e trajetórias escolares e acadêmicas de professores do ensino superior. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 233–249. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7085

Edição

Seção

Artigos