PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado

Autores

  • Ruy de Deus Mello Neto Universidade de São Paulo

Resumo

Este trabalho objetiva testar a hipótese de clivagem do habitus pelos egressos do Programa Universidade para Todos (ProUni), numa realidade influenciada por uma inédita possibilidade de acesso ao ensino superior. Tem como fundamentação teórica a sociologia praxiológica de Pierre Bourdieu, utilizada para observar a construção e as estratégias em torno de um novo habitus desenvolvido pelos bolsistas. Conduziram-se 22 entrevistas com egressos do ProUni no Estado de Pernambuco, selecionados por meio do método snowball. O resultado mostra a ruptura de uma trajetória provável - presumia-se uma falha no percurso escolar -, impactando duplamente a narrativa do bolsista: (1) marca-o como alguém que superou um processo que excluiu todos os seus familiares da educação superior; (2) constrói um habitus que o coloca como "ponto fora da curva" tanto na famí­lia, quanto na vivência da educação superior. Palavras-chave: ProUni. ensino superior. ação afirmativa. estratégias. habitus clivado. desigualdade.

Biografia do Autor

Ruy de Deus Mello Neto, Universidade de São Paulo

Doutor em educação pela Universidade de São Paulo (na linha de Estado, sociedade e educação), tendo participado de perí­odo de estágio de pesquisa na Harvard Graduate School of Education (Cambridge,MA/EUA) - onde trabalhou especificamente com desigualdade no ensino superior. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em polí­ticas públicas da educação e sociologia da educação. Trabalhou em sua tese de doutorado pesquisando o impacto das recentes polí­ticas de acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda adotadas no Brasil. Foi bolsista de pós-doutorado PNPD CAPES na Fundação Joaquim Nabuco. Foi Bolsista de Pós-doutorado (Estágio em Pesquisa no Exterior) pela Fapesp, atuando como visiting scholar na Harvard Graduate School of Education. (Cambridge,MA/EUA). É membro do Comparative Inequality and Inclusion Research Cluster at Weatherhead Center for International Affairs da Universidade de Harvard. É bolsista de pós-doutorado Fapesp na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É orientador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição. Suas áreas de interesse são: desigualdade, sociologia cultural e polí­ticas de ação afirmativa. É orientador de Doutorado no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Como Citar

Mello Neto, R. de D. (2021). PROUNI E UM MUNDO ENTRE MUNDOS: o inédito acesso ao ensino superior e a construção de um habitus clivado. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 18(56), 167–189. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6837

Edição

Seção

Artigos