CulturaS Contemporâneas: o digital e o ciber em relação
Resumo
: No cenário topsecular que se apresenta, torna-se fundamental a discussão a respeito das culturas em relação. Graças a esse cenário, os saberes e as técnicas convivem, mais do que em qualquer outro período da história do homem, com as tecnologias. Este artigo, de cunho teórico, origina-se no imbricamento de duas investigações, respectivamente de pós-doutorado e de doutorado sanduíche, ambas em Portugal, em que os autores foram chamados a desenvolver estudos mais profundos sobre a (s) cultura (s) contemporânea (s). O presente texto, um recorte dos relatórios bibliográficos de pesquisa, apresenta conceitos sobre CulturaS, no plural, em um esforço de trazer pistas para os fenômenos contemporâneos aqui tratados. O trajeto percorrido para compreender as trajetórias de tais movimentos contemporâneos se deu graças a alguns dos desdobramentos que a pesquisa documental/conceitual possibilita, e que levam o leitor a navegar por ideias diversas de cultura, passando de forma crítica por temas como Spí¤itzeit, disrupção, hibridação e temporalidades. Considerando-se os conceitos de cibercultura, e tomando a noção de cultura digital como equivalentes, os autores propõem a compreensão do contemporâneo à luz deste conceito que é múltiplo, permeado pelas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC), sobretudo quando em convergência e proximidade com a educação. Palavras-chave: Cibercultura. Cultura Digital. Educação. Abstract In that beginning of the century scenario, the discussion about the cultures in relation becomes essential. Thanks to it, knowledges and techniques coexist, more than in any other period of human history, with technologies. This article originates from the inclusion of two postdoctoral and doctoral studies, both in Portugal, where the authors were called upon to develop more in-depth studies on the contemporary culture (s). This text, a clipping of research reports, presents concepts on Cultures in an effort to bring clues to contemporary phenomena. The path to understand such contemporary movements was due to some of the developments that documentary / conceptual research allows, and which lead the reader to navigate diverse ideas of culture, passing critically on subjects such as Spí¤itzeit, disruption, hybridization and temporalities. In considering the concept of cyberculture and the notion of digital culture as equivalent, the authors propose the understanding of the contemporary in the light of this concept that is multiple, permeated by Digital Technologies of Information and Communication (DTIC), especially when in convergence with education. Keywords: Cyberculture. Digital Culture. Education.Downloads
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