Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I

Autores

  • Ana Cláudia Oliveira Pavão Universidade Federal de Santa Maria
  • Lilian Roberta Ilha Saccol UFSM
  • Angela Balbina Neves Picada UFSM

Resumo

Mí­dias e tecnologias, cada vez mais e com maior intensidade, passaram a fazer parte do cotidiano da maioria da população nos últimos tempos. No contexto educacional, estudantes imersos no mundo digital, anseiam por um ambiente motivador e desafiador no interior das instituições de ensino. Essa realidade desafia os profissionais da educação no sentido de contemplar o desenvolvimento do trabalho pedagógico, fazendo uso do aparato tecnológico disponí­vel hoje. Entre diversas possibilidades, a mí­dia rádio escola é discutida neste trabalho, como uma tecnologia por meio da qual o estudante tem a oportunidade de ser o protagonista de sua própria aprendizagem e o professor o mediador nesse processo. O estudo aponta algumas discussões sobre a inserção da mí­dia rádio escola no contexto escolar dos anos iniciais do ensino fundamental, buscando refletir sobre suas contribuições no processo ensino aprendizagem dos estudantes, a partir de uma pesquisa descritiva exploratória. A metodologia utilizada foi uma pesquisa-ação, e o diário de campo, o instrumento de coleta de dados. O público alvo foram alunos de uma classe de quarto ano do ensino fundamental, de uma escola pública estadual do RS. O estudo evidencia a possibilidade de integração da rádio escola nos anos iniciais como mí­dia incentivadora da leitura e escrita, bem como outras dimensões da aprendizagem apontadas nesse estudo.

Biografia do Autor

Ana Cláudia Oliveira Pavão, Universidade Federal de Santa Maria

Departamento de Educação Especial Tecnologias Educacionais em Rede Tecnologia Assistiva Formação de professores Educação a Distância

Lilian Roberta Ilha Saccol, UFSM

Professora graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano de Santa Maria. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá; e em Mí­dias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Mestranda do programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede- UFSM. Centro de Educação -UFSM

Angela Balbina Neves Picada, UFSM

Professora, Especialista em TICS aplicada í  educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora pesquisadora - Pedagogia - UFSM - UAB-EAD. Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede. Centro de Educação - UFSM

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Pavão, A. C. O., Saccol, L. R. I., & Picada, A. B. N. (2019). Rádio escola: uma experiência com alunos do ensino fundamental I. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 195–214. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3719

Edição

Seção

Artigos