Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto

Autores

  • Julio Silva Instituto Nacional de Tecnologia
  • Maria Carolina Santos Instituto Nacional de Tecnologia
  • Carla Patrícia Guimarães Instituto Nacional de Tecnologia
  • Mauro Rodrigues Melo Instituto Nacional de Tecnologia
  • Marcio Ribeiro Oliveira Instituto Nacional de Tecnologia

Resumo

Este artigo apresenta um caso de inclusão de alunos com deficiência motora em aulas de educação fí­sica e prática recreacional, a partir de um projeto na rede pública de ensino de Niterói, cidade do Estado do Rio de Janeiro. Para viabilizar a inclusão foram desenvolvidos recursos pedagógicos, como equipamentos e cartilhas. No desenvolvimento dos equipamentos foram aplicados métodos de análise ergonômica e de projeto de produtos. Foram capacitados dez educadores e 50 agentes multiplicadores; avaliados 30 alunos, com a seleção de 20 para iniciar a prática esportiva; desenvolvidos dois modelos de cadeira de rodas, equipamentos de proteção individual para o esporte, cartilhas de repasse; bem como fabricados e entregues dez conjuntos de equipamentos. A experiência se mostrou bem sucedida, com alunos com deficiência motora incluí­dos nas aulas de educação fí­sica, praticando o esporte integrados com alunos sem nenhuma deficiência e com deficiências de outra natureza. Alguns alunos se aprimoraram no paradesporto a ponto de serem convidados a treinar em clubes, passando para a categoria de esporte de alto rendimento. O projeto também despertou interesse de secretarias de educação de outros municí­pios, onde deverá ser replicado, e teve ampla repercussão na mí­dia. O projeto contou com apoio financeiro da FAPERJ.

Biografia do Autor

Julio Silva, Instituto Nacional de Tecnologia

Pesquisador da Divisão de Desenho Industrial do INT. Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do INT

Publicado

01-09-2017

Como Citar

Silva, J., Santos, M. C., Guimarães, C. P., Melo, M. R., & Oliveira, M. R. (2017). Inclusão escolar de alunos com deficiência através do paradesporto. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 316–330. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3353

Edição

Seção

Artigos