Implicações da categoria cultura na legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da educação física
Resumo
O presente estudo tem como objetivo aprofundar a reflexão sobre a categoria cultura tomando como embasamento, teórico-metodológico, os fundamentos do materialismo histórico"dialético. O esforço de realizar essa reflexão se dá pelo intuito de contribuir com a legitimação da cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar, tal como preconizada pela metodologia de ensino, específica dessa área curricular, intitulada crítico"superadora. Trata-se de um artigo, teórico-bibliográfico, organizado, metodologicamente, da seguinte maneira: 1) na explicitação da concepção de cultura corporal como objeto de conhecimento da Educação Física escolar de acordo com a metodologia de ensino crítico"superadora; 2) na exposição da reflexão sobre a categoria cultura, por meio dos fundamentos do materialismo histórico-dialético, cuja ênfase se deu nas categorias objetivação-apropriação e humanização-alienação. Conclui-se que a cultura corporal, promulgada pela metodologia de ensino supracitada, é compreendida com base no materialismo histórico-dialético, porém carece, ainda, de um maior aprofundamento sob a égide desse aporte teórico-metodológico. Para tanto, com base na explicitação das categorias objetivação-apropriação e humanização-alienação é possível compreender a cultura no bojo da atual sociedade, ou seja, da sociedade capitalista. Por conseguinte, torna-se capaz compreender, com maior rigor teórico, a cultura corporal, no que se refere a sua gênese e a sua estrutura (as relações essenciais para a sua constituição) e, destarte, com o trato pedagógico desse conhecimento no âmbito da Educação Física escolar. Palavras-chave: Cultura. Cultura Corporal. Educação Física Escolar. Epistemologia. Abstract The present study aims to deepen the reflection on the culture category on the basis of historical materialism dialectic. The effort to carry out this reflection takes place for the purpose of contributing to the legitimization of the body as an object of culture knowledge of school physical education, as advocated by the critical teaching methodology- superadora. This is an article, bibliographic-theoretical, organized as follows: 1) introduction the problems that occurs in an attempt to contribute to the epistemological legitimacy of body culture category like wire to your pedagogical practice, gone In addition to the propositions naturalists; 2) explanation of the concept of body as an object of culture knowledge of school physical education in accordance with the methodology of critical education"superadora; 3) reflection on the culture category, by means of categories objectification-appropriation and humanization-alienation; 4) presentation of the need for a new synthesis that can contribute to the confrontation and consolidation of a critical pedagogical intervention vis-í -vis the activities of body culture. It is concluded that the body culture is comprised based on historical materialism dialectic, but lacks a greater deepening under the aegis of this theoretical-methodological contribution. And based on understanding the relationship between objectification-appropriation and humanization-disposal is possible to understand the culture in the midst of the capitalist society. Therefore, becomes able to understand with greater theoretical rigor, body culture, regarding your Genesis and your structure and, thus, with the deal of this knowledge within the framework of pedagogic school physical education. Keywords: Body Culture. Culture. Epistemology. School Physical Education.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.