ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas

Autores

  • Luciana Gruppelli Loponte Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal trazer um panorama a respeito dos principais desafios a serem enfrentados em relação ao ensino de artes visuais no cenário brasileiro, destacando a importância e a necessidade do amadurecimento das pesquisas da área de arte e educação, levando em conta, por exemplo, o papel que cumpre o GT 24 - Educação e Arte em uma entidade como a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), assim como a desejável conexão da crescente produção acadêmica da área com as práticas pedagógicas presentes no contexto escolar, em especial nas escolas públicas. A partir da discussão em torno de desafios de caráter polí­tico (quais os espaços que a arte precisa conquistar no campo da educação?), epistemológico (de que é feito o conhecimento em arte e educação?) e pedagógico (que arte inquieta a escola?), o artigo delineia algumas perspectivas de pensamento e de pesquisa na área. Para traçar o panorama dos desafios que se impõem na relação entre arte e educação no Brasil (mais especificamente Artes Visuais) e discutir algumas perspectivas, utilizam-se autores que tem se dedicado a essa temática como Barbosa, Tourinho, Martins e Pereira, entre outros. Ao final, aponta-se a possibilidade de constituirmos novos cenários estéticos para as artes na escola, menos apaziguadores e românticos, mais instigantes e contemporâneos.

Biografia do Autor

Luciana Gruppelli Loponte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Educação, atua na graduação e na Pós-Graduação em Educação. Foi Coordenadora do GT 24 - Educação e Arte da ANPEd e é atualmente membro do Comitê Cientí­fico da entidade. Pesquisa nas áreas de arte e educaçao, formação estética de docentes, arte contemporânea e educação.

Publicado

12-08-2013

Como Citar

Loponte, L. G. (2013). ENSINO DE ARTES VISUAIS: entre pesquisas e práticas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 165–185. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/311

Edição

Seção

Artigos