A biblioteca como espaço de diálogo: conexões entre a universidade e comunidades periféricas

Autores

Palavras-chave:

Biblioteca, Periferias, Universidade pública

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que ressalta o papel de uma biblioteca na periferia na contribuição para um ambiente universitário de excelência em todos os sentidos. Apresenta uma bricolagem metodológica com a etnopesquisa crítica (Macedo, 2006) e as pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008). Os praticantes da pesquisa são integrantes de uma turma de Pedagogia e usuários da biblioteca localizada no campo de estudo, uma faculdade pública situada na periferia da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Foram acionados como dispositivos o aplicativo WhatsApp, conversas com os praticantes e diário de campo. Foram verificadas novas perspectivas para a biblioteca, destacando sua importância na periferia e para inclusão de sua comunidade no ambiente acadêmico. A pesquisa contribui para perceber a constante ressignificação da função da biblioteca, desempenhando papel educacional, com apoio à aprendizagem na formação de leitores críticos, reflexivos e efetivos usuários da informação.

Biografia do Autor

Lucia Helena de Andrade Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bibliotecária da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, exercendo o cargo na chefia da Biblioteca CCSB/UERJ. Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrante do grupo de pesquisas SoCib - Sociabilidades, Educação e Cibercultura.

Luciana Velloso da Silva Seixas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta no Departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Comunicação (PPGECC) da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) em Duque de Caxias. Bolsista Prociência (2023-2025). Líder do Grupo de Pesquisa "Sociabilidades, Cibercultura e Educação" (SoCib).

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Publicado

09-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)