A biblioteca como espaço de diálogo: conexões entre a universidade e comunidades periféricas
Palavras-chave:
Biblioteca, Periferias, Universidade públicaResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que ressalta o papel de uma biblioteca na periferia na contribuição para um ambiente universitário de excelência em todos os sentidos. Apresenta uma bricolagem metodológica com a etnopesquisa crítica (Macedo, 2006) e as pesquisas com os cotidianos (Alves, 2008). Os praticantes da pesquisa são integrantes de uma turma de Pedagogia e usuários da biblioteca localizada no campo de estudo, uma faculdade pública situada na periferia da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Foram acionados como dispositivos o aplicativo WhatsApp, conversas com os praticantes e diário de campo. Foram verificadas novas perspectivas para a biblioteca, destacando sua importância na periferia e para inclusão de sua comunidade no ambiente acadêmico. A pesquisa contribui para perceber a constante ressignificação da função da biblioteca, desempenhando papel educacional, com apoio à aprendizagem na formação de leitores críticos, reflexivos e efetivos usuários da informação.
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