Implicações da ascensão do regime neoliberal no âmbito educacional brasileiro: a plataformização do ensino no Paraná

LA PLATEFORMISATION DE L'ENSEIGNEMENT À PARANÁ

Autores

Palavras-chave:

Education, Platformization, Neoliberalism, Jomtien, Conference

Resumo

O objetivo central desta pesquisa propõe compreender as atuais políticas educacionais no Paraná enquanto uma consequência das determinações das ações neoliberais observadas na educação brasileira após 1990. A metodologia adotada para a realização desta investigação, seguindo uma abordagem qualitativa, se baseou na revisão bibliográfica acerca do marco teórico de referência, contextualizando historicamente os eventos relevantes para a análise proposta. Foram também analisados documentos que explicassem a realidade educacional do Brasil e do Paraná. A discussão revela que o processo de plataformização da educação paranaense está diretamente relacionado com os interesses neoliberais de promover a mercantilização da educação, visando o aumento da participação do setor privado na prestação de serviços educacionais.

Biografia do Autor

Margarida de Cássia Campos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com estágio pós-doutoral pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). É professora Associada da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenadora do grupo de pesquisa Decolonialidade e Antirracismo. Atualmente desenvolve pesquisa na Universidade de Coimbra.

Mariana Mantovani de Quadros Rapacci, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde atuou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) e da Residência Pedagógica. É técnica em Biotecnologia pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) e pesquisadora na área de Geoprocessamento e Gestão Territorial.

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Publicado

17-12-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)