A cidade moderna e a formação humana: narrativas de dissolução e resistência nos romances de formação franceses do século XIX
Palavras-chave:
Formação Humana (Bildung)., Bildungsroman., Educação e Cidade., Técnica e Educação., Hermenêutica Filosófica.Resumo
A partir da interpretação de romances de formação (Bildungsromane), este artigo discute, de um ponto de vista filosófico, como a urbanidade moderna moldou as transformações nos modos de formação humana na virada do século XVIII para o século XIX. Nesta tarefa, a hermenêutica gadameriana e as noções mumfordianas de cidade e megatécnica constituem o horizonte interpretativo. Examinam-se as trajetórias educativas de Julien, Lucien e Fréderic, os protagonistas respectivamente em Le rouge et le noir, de Stendhal (1830), Illusions perdues, de Balzac (1836-1846) e Éducation sentimentale, de Flaubert (1869), em que a saída da província rural rumo à cidade grande é um dos aspectos comuns. Sugere-se como os apelos sedutores da megatécnica moderna corporificada pela cidade parecem plasmar a formação dos três personagens
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