Conectando Culturas e Sustentabilidade
A Oficina “Sementes de Esperança” como Ferramenta de Educação Intercultural e Ambiental
Palavras-chave:
Literatura Indígena, Conscientização Ambiental, Educação, Teatro de Bonecos, Direitos Humanos.Resumo
Este artigo explora a oficina “Sementes de Esperança”, promovida pelo grupo Sustentabilidade e Literatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), dentro do Projeto de Extensão Integração Social e Sustentabilidade em Oficinas de Aprendizagens. Voltada a crianças da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, a oficina utiliza o teatro de bonecos para integrar literatura indígena e conscientização ambiental. O objetivo é promover a inclusão e valorização da diversidade cultural e ambiental nos currículos escolares. A oficina usa a obra O Caçador que Viu Mapinguari para discutir práticas sustentáveis e valores culturais. Baseada nas ideias de Antônio Cândido, Márcia Kambeba, Walter Benjamin e Paulo Freire, a oficina engajou as crianças em debates críticos sobre cultura e meio ambiente, promovendo reflexões que extrapolam o espaço escolar. A experiência demonstra que a articulação entre literatura indígena e ações voltadas à conscientização ambiental contribui para uma formação mais sensível e contextualizada, além de suscitar investigações futuras sobre os efeitos dessas práticas ao longo do tempo.
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