Conectando Culturas e Sustentabilidade

A Oficina “Sementes de Esperança” como Ferramenta de Educação Intercultural e Ambiental

Autores

Palavras-chave:

Literatura Indígena, Conscientização Ambiental, Educação, Teatro de Bonecos, Direitos Humanos.

Resumo

Este artigo explora a oficina “Sementes de Esperança”, promovida pelo grupo Sustentabilidade e Literatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), dentro do Projeto de Extensão Integração Social e Sustentabilidade em Oficinas de Aprendizagens. Voltada a crianças da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental, a oficina utiliza o teatro de bonecos para integrar literatura indígena e conscientização ambiental. O objetivo é promover a inclusão e valorização da diversidade cultural e ambiental nos currículos escolares. A oficina usa a obra O Caçador que Viu Mapinguari para discutir práticas sustentáveis e valores culturais. Baseada nas ideias de Antônio Cândido, Márcia Kambeba, Walter Benjamin e Paulo Freire, a oficina engajou as crianças em debates críticos sobre cultura e meio ambiente, promovendo reflexões que extrapolam o espaço escolar. A experiência demonstra que a articulação entre literatura indígena e ações voltadas à conscientização ambiental contribui para uma formação mais sensível e contextualizada, além de suscitar investigações futuras sobre os efeitos dessas práticas ao longo do tempo.

Biografia do Autor

Amanda Machado Mugica dos Santos, Prefeitura Municipal de Bagé (Secretaria de Educação)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Ensino da UNIPAMPA, RS. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL (2004). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2007). Especialização em Metodologia do Ensino de Artes pelo Centro Universitário Internacional - Uninter (2016). Especialização em Gestão de currículo na formação docente (UERGS/2020). É Instrutora Pedagógica na Escola de Educação Infantil do SESC/RS - Sesquinho. É Professora concursada da rede municipal de educação. Desenvolveu um trabalho como Orientadora Educacional na EJA da EMEF Dr. João Severiano da Fonseca, contribuindo com a Educação de Jovens e Adultos através de sua atuação pedagógica.

 

Cleidson Ferreira dos Santos, Secretaria de Sistema Penal e Socioeducativo do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade da Região da Campanha (2009). Especialista em Gestão e Administração Pública pelo Centro Universitário - UNIFAEL (2022).

 

sonia maria da silva junqueira, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Professora da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente do curso de Matemática-Licenciatura e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Ensino (MAE). Mestra e Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É membro dos grupos de pesquisa: "Grupo de pesquisa sobre aprendizagens, metodologias e avaliação" (GAMA) UNIPAMPA-BAGÉ-RS e Grupo Professor de Matemática: formação, profissão, saberes e trabalho docente - ForProfMat- PUC-SP. Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Universidade de Taubaté - SP (UNITAU-SP); em Matemática, pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena-SP (atual Escola de Engenharia de Lorena - USP); Licenciada em Matemática e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de Taubaté (UNITAU-SP). 

Ana, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência na educação básica estadual e municipal, tendo atuado durante 20 anos na Rede Municipal de Porto Alegre. Atuou como assessora pedagógica na EJA, na alfabetização e na gestão durante 8 anos na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha e presidente do Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Atua no ensino superior desde 1994 tendo larga experiência em instituições públicas e privadas. Durante 5 anos foi presidente da comissão Própria de Avaliação da UNIPAMPA, e diretora do Campus Jaguarão. Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal do Pampa, professora permanente do Mestrado Profissional em Educação em Jaguarão e professora permanente do Mestrado em Ensino no Campus Bagé.

 

Referências

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e direitos humanos. In: FESTER, A. C. Ribeiro (org.). Direitos humanos e.... 3. Ed. São Paulo: Comissão Justiça e Paz, Editora Brasiliense, 1989.

CÂNDIDO, Antônio. Literatura e sociedade. 14. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

CÂNDIDO, Antônio. O Direito à literatura. In: CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5. Ed. São Paulo: Duas Cidades, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 40. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

GEERTZ, Clifford. The interpretation of cultures. 40. Ed. New York: Basic Books, 1973.

ISCHINHEVSKY, Carlos. Educação ambiental: novos desafios e perspectivas. 3. Ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2011.

KAMBEBA, Márcia. Kumiça Jenó: narrativas poéticas dos seres da floresta. 2. Ed. Manaus: Editora da Amazônia, 2022.

KASTRUP, Vera. Educação e diversidade cultural. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2007.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

MARSHALL, Catherine; ROSSMAN, Gretchen B. Designing qualitative research. 6. Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2016.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative research & evaluation methods. 4. Ed. Thousand Oaks: Sage Publications, 2015.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma revolução no contexto da globalização. 2. Ed. Porto: Edições Afrontamento, 2007a.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. 3. Ed. São Paulo: Cortez Editora, 2007b.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: an introduction. 4. Ed. New York: Routledge, 2002.

Downloads

Publicado

12-09-2025

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)