Para a garantia dos direitos humanos na educação:
algumas travessias necessárias para a BNCC
Palavras-chave:
BNCC, Educação crítica, Bildung, Diversidade de gênero, Currículo pós-críticoResumo
As discussões em torno da nova BNCC se constituem por uma multiplicidade de enunciados que apresentam as mais diversas perspectivas do que seja uma educação crítica. Neste artigo procuramos priorizar alguns tensionamentos a respeito do conceito de educação crítica, posto na BNCC, partindo da concepção moderna da Bildung para, em seguida, defendermos uma proposta curricular pós-crítica, a fim de contemplar uma formação humana, que reconheça as diferenças que se apresentam nas experiências de corpos subalternizados e oprimidos socialmente, propondo novas possibilidades epistemológicas engajadas com as questões políticas que atravessam o nosso tempo. Um tempo em que as discussões em torno das normas e dos corpos precisam extrapolar as fronteiras de uma corponormatividade e de afetos aliados à “fabricação dos gêneros inteligíveis”, reiterados por regimes sexuais reguladores da vida. Consideramos importante destacar que esta proposta reflexiva não pretende realizar uma análise aprofundada da BNCC, mas sim, colocar em debate o conceito de educação crítica presente em seu texto. Outrossim, devemos esclarecer que esta escrita, consiste em um ensaio teórico que não tem a intenção de apresentar objetivos e resultados como em uma pesquisa dentro dos princípios cartesianos, pois, entendemos que o ensaio teórico é um modelo acadêmico de escrita stricto sensu que busca realizar uma abordagem reflexiva e exploratória, voltada para o desenvolvimento de ideias.
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