Para a garantia dos direitos humanos na educação:

algumas travessias necessárias para a BNCC

Autores

Palavras-chave:

BNCC, Educação crítica, Bildung, Diversidade de gênero, Currículo pós-crítico

Resumo

As discussões em torno da nova BNCC se constituem por uma multiplicidade de enunciados que apresentam as mais diversas perspectivas do que seja uma educação crítica. Neste artigo procuramos priorizar alguns tensionamentos a respeito do conceito de educação crítica, posto na BNCC, partindo da concepção moderna da Bildung para, em seguida, defendermos uma proposta curricular pós-crítica, a fim de contemplar uma formação humana, que reconheça as diferenças que se apresentam nas experiências de corpos subalternizados e oprimidos socialmente, propondo novas possibilidades epistemológicas engajadas com as questões políticas que atravessam o nosso tempo. Um tempo em que as discussões em torno das normas e dos corpos precisam extrapolar as fronteiras de uma corponormatividade e de afetos aliados à “fabricação dos gêneros inteligíveis”, reiterados por regimes sexuais reguladores da vida. Consideramos importante destacar que esta proposta reflexiva não pretende realizar uma análise aprofundada da BNCC, mas sim, colocar em debate o conceito de educação crítica presente em seu texto. Outrossim, devemos esclarecer que esta escrita, consiste em um ensaio teórico que não tem a intenção de apresentar objetivos e resultados como em uma pesquisa dentro dos princípios cartesianos, pois, entendemos que o ensaio teórico é um modelo acadêmico de escrita stricto sensu que busca realizar uma abordagem reflexiva e exploratória, voltada para o desenvolvimento de ideias.

Biografia do Autor

Kylderi Domingos, Universidade Federal Fluminense

Prof. Me. Kylderi Lima dos Santos Domingos, Licenciado em ciências biológicas, mestre em educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação voltada para a educação inclusiva e não segregadora em sistemas prisionais, especialmente no trabalho com mulheres trans. Especialista em estética e beleza, utiliza essas áreas como ferramentas para a transformação social. É proprietário do Glamour Duo, um salão de beleza onde articula educação, Inclusão, estética e autoestima.

Dagmar Mello, UFF

Profª Dra Dagmar de Mello e Silva – Professora associada da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense - e dos Programas de Pós-graduação: PPGEdu - Programa de pós-graduação em Educação e PGCTIn – Programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão

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Publicado

11-06-2025

Como Citar

Lima dos Santos Domingos, K., & de Mello e Silva , D. (2025). Para a garantia dos direitos humanos na educação: : algumas travessias necessárias para a BNCC. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 22. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11597

Edição

Seção

Artigos (fluxo contínuo)